SOCIOLOGIA

1) A visão sociológica tem-nos mostrado que os focos de tensão social são centros propulsores de problemas sociais, de mudança social. Este enfoque pode ser mudado, se pensarmos num modelo de sociedade mais justo, mais harmônico?

O ser humano cresce mediante as lutas que lhe desenvolvem a capacidade de evolução e as resistências interiores para os enfrentamentos de toda ordem, Numa sociedade injusta, onde vigem a fome, a enfermidade, a insatisfação, a ignorância, são inevitáveis os focos de rebeldia, dando surgimento as inevitáveis revoluções com o derramamento de sangue ... Gerando-se fatores de equilíbrio e de igualdade, de direitos justos e deveres dignamente exercidos, graças aos quais, os valores sejam considerados de forma equânime, predominando oportunidades para todos, certamente serão mudados os problemas, que cederão espaço à harmonia social e ao progresso moral das pessoas e grupos.

2) É possível associar o aumento dos desajustes sociais e até mesmo da criminalidade ao enfraquecimento das instituições, notadamente a família e a religião?

Quando a sociedade se desorganiza, os valores ético-morais encontram-se em decadência, por haverem perdido ou desvirtuado os seus conteúdos valiosos de sustentação. As Instituições, por isso mesmo, neste momento experimentam desequilíbrio, e o respeito pelo homem, pela sua dignidade, pela vida, cede lugar à agressão, aos desajustes, ao crime, à desonra, que assumem proporções perturbadoras. Infelizmente tem sido assim, em todas as épocas do processo histórico da Civilização.

Para a preservação da sociedade, é indispensável que a família se apresente estruturada sobre bases de honradez e equilíbrio, sem o que se esfacelam os códigos do amor e do dever dos pais para com os filhos, destes para com aqueles, e sucessivamente em relação aos demais membros do clã e da sociedade.

Nesse contexto, a religião sempre exerceu um papel preponderante, por manter como base dos seus postulados a crença em Deus, na imortalidade da alma e na Justiça Divina. É certo que, em muitos períodos do pensamento primitivo, as paixões religiosas se responsabilizaram por crimes hediondos, cuja memória repugna a consciência social contemporânea. No entanto, a formação religiosa, não mais castradora, não mais temente a Deus, mas sim estruturada no amor, proporciona ao homem a visão otimista da realidade, oferecendo-lhe perspectivas melhores sobre a imortalidade da vida, e que ele enfrentará após o decesso da organização física.

3) Esse enfraquecimento decorre da descrença nos valores socialmente consagrado ou é dirigido pelos meios de comunicação?

A descrença nos valores socialmente consagrados decorre da falta de substância dos mesmos, em razão de serem decorrência de propostas medievais não superadas, que o conhecimento da ciência e da tecnologia vem pondo em cheque, porque incompatíveis com as conquistas já realizadas. Concomitantemente, os meios de comunicação de massa, interessados em reduzir o indivíduo a simples elemento de peso nas avaliações e participações dos seus veículos, estimulam o banal, o vulgar, o imediato, zombando dos valores profundos da alma e da vida, sem oferecer oportunidades para reflexões e aprofundamentos da realidade. Tudo é devorado pela máquina insaciável da pressa e do prazer voluptuoso, que pensa em reduzir quase tudo e todos a alimento da sua voracidade.

Por essa razão, entre outras, cabe à Doutrina Espírita um papel relevante no comportamento dos meios de comunicação, face às suas propostas éticas profundas, que se fundamentam na visão do homem integral, confirmado pela Ciência, e não de um ser parcial, apenas constituído de matéria ou apenas do binômio corpo e alma ...

4) Procedem as preocupações relativamente à superpopulação do planeta?

Nas condições egoístas em que vive a atual sociedade, é natural que a superpopulação pareça ameaçar as estruturas econômicas e morais do homem no mundo, trabalhando para que as calamidades da fome, da violência fomentem o seu extermínio. No entanto, a colocação carece de fundamentos legítimos, quando examinada sob a óptica do Espírito.

A Terra tem condições para manter quase cinco vezes mais o número dos seus atuais habitantes, já que nas Esferas espirituais estão programados para a reencarnação mais de vinte bilhões de seres, que aguardam o momento próprio.

Avançando com o progresso, as técnicas para descobertas alimentícias propiciarão recursos para atender a todas as necessidades, particularmente aqueles que podem ser retirados dos oceanos, das terras improdutivas, dos rios, lagos e mares, e, sobretudo, os que poderão ser produzidos em laboratório, diminuindo a voracidade do ser humano que aprenderá, mediante experiências respiratórias elevadas, a retirar do próprio ar inúmeros nutrientes para a preservação da existência corpórea.

Para tanto, serão alcançados níveis mais elevados de consciência, de respeito à Natureza e à Vida.

a) Quais serão as condições de vida de um mundo mais populoso?

O desenvolvimento tecnológico e científico da Humanidade evitará uma superpopulação danosa ao equilíbrio moral, social e espiritual do planeta terrestre, criando condiçôes éticas e nobres para o planejamento familiar responsável, quando o homem e a mulher compreenderem as funções reais do sexo e os objetivos existenciais dentro de padrões dignificadores.

Podemos adir que o número de Espíritos reencarnados na Terra não representa a capacidade que o planeta possui, que é a de albergar mais de vinte bilhões que aguardam oportunidade, e se lhe encontram vinculados.

As mudanças que se operarão na sociedade, no que diz respeito à ética-moral, facultarão que outros tantos bilhões de Espíritos possam reencarnar-se sem qualquer prejuízo para a economia social do planeta, porque então, o egoísmo, a indiferença de milhões de criaturas cederão lugar à justiça, à fraternidade e ao amor, fazendo que os povos ricos ofereçam solidariedade aos mais pobres, e que recursos tecnológicos valiosos sejam aplicados para aproveitamento das áreas inóspitas e áridas - desertos e geleiras - retirando-se alimento dos oceanos e das terras reaproveitadas, bem como nutrindo-se os vegetais diretamente do oxigênio do ar, superada a poluição destruidora que a criatura gananciosa tem produzido na atmosfera e na camada de ozônio que envolvem o planeta.

5) A criação de guetos modernos: negros, gays, pobres, deficientes, com suas áreas restritas - elevadores de serviço, favelas, jardins residenciais, condomínios fechados com seguranças - não está cooperando de forma concreta para a formaçâo de indivíduos inamistosos, preconceituosos, competitivos, hostis, com respostas altamente agressivas às diversas situações que a vida lhes apresenta?

É lamentável que os discutidos direitos humanos sempre apresentados e elaborados desde há mais de duzentos anos, ainda permaneçam desrespeitados, criando-se bolsôes segregacionistas e dividindo-se os indivíduos pelas suas tendências, seus recursos, suas preferências, seus limites de variada natureza. No entanto, embora isso demonstre o atraso cultural dos povos e da época que se vive na Terra, já representa um passo para a futura fraternidade, porquanto o método, sem dúvida, infeliz, não impede que cada qual viva sem pública perseguição, que antes culminava no encarceramento, no degredo, na morte ...

A vida impôe-se inevitavelmente como é na sua estrutura, despertando desagrado no começo, depois aceitação e, por fim, sendo incorporada ao cotidiano de todas as criaturas.

Cumpre a todo homem sadio, moral e culturalmente, combater qualquer tipo de separatismo, de perseguição pública ou disfarçada.

Numa época de violência, de desrespeito aos valores adquiridos, para a criatura humana, sem dúvida, são necessárias certas providências de defesa, assim como para a sua família, em razão da escassez de providências governamentais, não implicando, todavia, na formação de novos guetos, cujos resultados são sempre negativos.

6) O desenvolvimento da consciência crítica em todos os cidadâos é o melhor caminho para desvendarmos e resolvermos os problemas sociais, que todas as ideologias promovem em favor do grupo dominante de uma sociedade?

Para que seja lograda uma consciência crítica de ordem coletiva, partindo do indivíduo, é necessário considerarmos o nível de responsabilidade moral do cidadão, sem o que, a sua será apenas uma visão social, sem os alicerces do sentimento, que é fator propiciatório da compreensão dos limites de cada qual.

Será ideal o dia em que ocorra essa conquista pela qual deveremos todos trabalhar afanosamente, de modo a libertar o indivíduo de um dos seus maiores adversários que é a ignorância da sua realidade, valorizando o grupo social no qual se encontra e se movimenta. Consciente dos seus direitos e de como tem sido vítima de injustiças, disporá de valiosos recursos para lutar contra a classe dominadora que o escraviza, utilizando-se das armas da análise e debate dos fatos, gerando a revolução das mentes honradas em favor dos valores igualitários a que todos têm direito. Somente com essa conquista será possível aguardar-se uma sociedade mais harmônica e equânime.

7) É possível pensarmos que a desigualdade social, foco central de estudo da Sociologia, será superada? Como?

Podemos e devemos pensar na construção de uma sociedade justa, sem desigualdades, e essa é uma das metas nobres do Espiritismo aliado ao pensamento da Sociologia. Enfrentaremos certamente um grande desafio, que ainda perdurará, que é a desigualdade moral dos indivíduos, em razão do seu estágio de evolução espiritual que sendo primário gerará, assim, as injustiças que ainda grassam na Terra.

O processo de desenvolvimento se faz pela transformação moral do homem, graças à qual ele contribui em favor da organização social. Enquanto não haja uma real modificação interior, permanecerão os focos de conflitos, os bolsões de preconceito e perseguição, de miséria e abandono. No entanto, marchamos para a construção de uma sociedade nobre, na qual todos desfrutem dos mesmos direitos e deveres, desaparecendo as perturbadoras injunções que promovem as desigualdades entre os seres humanos.

Faz-se necessário, desse modo, que a obra da Educação tenha prioridade, trabalhando o indivíduo de dentro para fora, a fim de que encontre o seu lugar ao Sol, e possa cooperar em favor da sociedade melhor, que a reencarnação irá propiciando, mas que pode ser antecipada, se os governos e os cidadãos se unirem para realizá-la desde já.

8) Se o indivíduo e a sociedade são complementares, interdependentes, como encarar a sociedade como reflexo somatório individual, ou o indivíduo como fruto do determinismo social? Estes enfoques de indivíduo e de sociedade não estão superados?

O instinto gregário é responsável no ser humano, pela necessidade do grupo social como mecanismo de sobrevivência, de proteção e de desenvolvimento da espécie. Atavismo que remanesce do período primário do seu desenvolvimento, mantém a força preservadora que sustenta a espécie e aglutina os indivíduos para crescerem em harmonia. Como conseqüência, o indivíduo é fator preponderante para a organização da sociedade que, inevitavelmente, passa a ser agente formador de outros indivíduos e de outros grupos.

Assim sendo, é inevitável que o indivíduo seja elemento base da sociedade, dela dependendo no caráter grupal e de relacionamento, ao mesmo tempo sofrendo-lhe as conseqüências da organização.

No indivíduo, pois, estão as pedras básicas do alicerce social que devem ser trabalhadas de forma a poderem construir grupos felizes.

9) Qual, ou quais as técnicas novas de controle social que poderiam ser desenvolvidas para minorar ou acabar com este grande surto de comportamento divergente no Brasil e no mundo?

A grande e desconhecida técnica que pode modificar os fatores degenerativos e perturbadores do organismo social é a que decorre do amor. Referimo-nos ao amor no seu sentido mais profundo, aquele que estabelece paradigmas de deveres e de respeito aos próprios como aos direitos alheios.

As melhores técnicas sociais e políticas até agora apresentadas, ficam ultrapassadas, senão inúteis, quando a força estabelece os direitos de governança sobre as demais pessoas, reduzindo-as a hilotas ou matando-as vilmente em guerras hediondas, nas revoluções sociais que, ao invés de estabelecerem um período de felicidade, quase sempre derrubam uma classe privilegiada e erguem outra ainda mais dominadora e cruel. Assim tem sido, até hoje, o resultado dos denominados movimentos libertários, que não têm como alicerce Deus, e a criatura come representação divina, credora de respeito e digna de experienciar os seus direitos de ser humano.

Toda técnica, portanto, que se estriba no materialismo, logo se converte em mecanismo de opressão, assim passem os entusiasmos iniciais que, de alguma forma, nessa primeira fase se revestem de vandalismo e agressão aos que entram em decadência, e são expulsos, aprisionados, exilados, assassinados pelos vitoriosos. E, mais tarde, quando desaparecem os seus líderes, os filósofos idealistas, os mais perversos e hábeis assumem o poder, disseminando os seus conceitos de opressão para se manterem dominadores muito embora a destruição de vidas incontáveis.

10) Se até o próprio fenômeno científico pode ser visto também como um fenômeno ideológico, o que fazer para, construirmos uma sociedade mais justa, mais verdadeira e não utópica?

O maior fenômeno ideológico transformador de que se tem notícia é o amor, que ainda não teve oportunidade de expressar-se em profundidade.

Predominando no homem a natureza animal em detrimento da sua natureza espiritual os instintos agressivos governam-no, impedindo que se instale no seu imo esse sentimento libertador, que pode modificar as estruturas do comportamento humano, libertando-o das aspirações utópicas, portanto, equívocas, a fim de apresentar-se a realidade sem as marcas danosas do pessimismo, do fatalismo, do aniquilamento.

Recordando-nos de todos aqueles que se fizeram paradigmas do amor e foram assassinados pela arbitrariedade do poder temporal nos mais diferentes campos do conhecimento e do pensamento humano, constatamos que as suas lições modificaram outras vidas, que se tomaram, a pouco e pouco, modelos para a edificação da Humanidade melhor pela qual todos lutamos.

11) Vivemos hoje em um mundo marcado pela fragamentação, pela globalização e pelo desenvolvimento meteórico da Informática. Podemos nos Brasil, falar com qualquer país do mundo sobre qualquer produto elaborado em outra Nação. Enquanto isso, famílias enfrentam condições sub-humanas para conseguirem ao menos o alimento que as manterá vivas. Como aceitar que o mundo está em pleno desenvolvimento e caminhando para a justiça social com tantas disparidades existentes?

Lamentavelmente, por enquanto, o progresso, na Terra, ainda se faz por etapas, em razão de ser o planeta um mundo de provas e de expiações, conforme bem acentuou Allan Kardec. Durante um período há a predominância do desenvolvimento artístico, em outro, o crescimento cultural noutra fase a valorização moral posteriormente o aprimoramento tecnológico ... Este é o século da tecnologia por excelência que, de alguma forma, se traz muitos danos para a Humanidade, por outro lado promove-a e dignifica o ser, diminuindo-lhe as dores e as misérias que o crescimento moral poderá eliminar.

O predomínio do egoísmo em a natureza humana responde pelas aflições incontáveis que ainda pairam no organismo social da Terra. As conquistas tecnológicas são neutras em si mesmas, podendo modificar a face do planeta e torná-lo um mundo de felicidade, o que não sucede, em razão do despautério e das prerrogativas que se permitem os dominadores arbitrários que assaltam o poder, que dão expansão aos seus sentimentos inferiores, tornando-se responsáveis pela miséria que se alastra sob formas diferentes, todas elas resultado daquela de natureza moral. Por isso, as guerras cruéis continuam sucedendo-se com requintes de perversidade, de hediondez que apavora, seja na África, em grande parte primitiva, seja nos países chamados desenvolvidos como a Iugoslávia (hoje dividida em três nações), Chechênia ou em qualquer outra parte do globo.

Somente a gradual transformação moral do indivíduo modificará a torpe paisagem terrena, construindo uma Humanidade mais saudável, da qual desaparecerão os monstros da fome, da guerra, das perseguições, das enfermidades degenerativas ..

12) Tem sido crescente a participação da mulher no mercado formal de trabalho; ao mesmo tempo ela vem assumindo, em muitos casos, a manutenção da casa e a educação dos filhos. Como analisar esse fato na perspectiva do futuro da família?

Quando os resquícios do comportamento machista cederem lugar aos direitos de igualdade entre homens e mulheres. Os primeiros terão idênticos deveres na construção da família e orientação dos filhos. Desaparecerão os tipos retrógrados das sociedades matriarcal como patriarcal, porque a prole é resultado da união de ambos os cônjuges ou parceiros, exigindo a atenção dos mesmos, que deverão trabalhar juntos em favor do equilíbrio doméstico. Os deveres serão equanimemente divididos conforme já vem acontecendo em algumas comunidades, de acordo com as possibilidades de cada um dos envolvidos na harmonia familiar.

Ao homem competem deveres próprios do seu caráter masculino, do seu vigor e tipo de trabalho, enquanto que mulher, são propostos labores domésticos compatíveis com a sua estrutura feminina, dócil, maternal, sem qualquer sobrecarga para a sua economia emocional não se lhe negando o direito à participação no mercado de trabalho.

O lar é o instituto de amor, no qual os adultos caminham na busca de soluções, avançando para o entendimento sem predominio de um ao outro, tendo-se sempre em vista a felicidade da prole e dos pais, em igualdade de condições.

13) Quais são os outros fatores responsáveis pelo aumento da violência, corrupção, criminalidade e prostituição, além da desigualdade social que sempre existiu e que também gera esses problemas?

Os seres humanos encontram-se em diferentes níveis de consciência, em patamares diversos de pensamento, em variados estágios de evolução moral e espiritual. Como conseqüência, somente a educação e a perseverança podem promovê-los mediante processos de reiteradas experiências, ora educativas, ora reeducativas. Os atuais fatores sociais e econômicos facilitam o desabrochar das tendências inferiores que neles vicejam, levando-os aos desequilíbrios referidos, excetuando-se os Espíritos mais resistentes aos apelos primitivos. Na grande generalidade, sem um conceito vivencial do bem e do mal, do nobre e do equivocado, do certo e do errado, facilmente esses indivíduos enveredam pelos meandros do vício e do crime, esperando inconscientemente contar com a compreensão, ajuda e correção da sociedade mais esclarecida e digna.

14) Fala-se muito numa Nova Era que deverá surgir após a virada do século. Quais seriam as perspectivas de melhoria para a Humanidade, e quais são as bases de mudança desta para uma outra Era?

A evolução é inevitável, porque faz parte dos mecanismos da Vida. Os períodos sucedem-se com as suas conquistas e quedas, cimentando os valores elevados que servem de base para novas aquisições e mais bem consolidadas realizações, que têm por objeto a felicidade de todos.

A Nova Era já começou nas mentes e nos corações que vêm devotando ao Bem e à Verdade. No entanto, graças a esse processo de evolução, o planeta Terra, qual ocorre com os demais, passa por diferente ciclo na escala dos mundos e avança, para um estágio superior, conforme revelaram os Espíritos elevados a Allan Kardec. A Terra deixará de ser mundo de sofrimentos, de exílio espiritual, de recuperações dolorosas, para tornar-se um plano de regeneração, quando a dor mais cruel baterem retirada e o crime for abandonado, a benefício do cultivo dos deveres e das virtudes. Todo esse processo, no entanto, se dará no indivíduo, de dentro para fora, espontaneamente ou através de ocorrências afligentes, que o convidem a reflexões e mudanças de comportamento.

Não será, como se pretende em algumas áreas religiosa, de um para outro momento: porém, lentamente, sem choques nem violências, sem imposições arbitrárias nem calamidades destruidoras, mas dentro de uma programática dignificante como tudo que é realizado pela Divindade.

15) A competição e o individualismo são características das sociedades modernas. Seriam apenas explicadas pelo avanço tecnológico gerado pelas relações sociais materialistas que dominam o planeta, ou também têm tudo a ver com a natureza humana decadente, egoísta e imperfeita?

Ambas conceituações têm fundamento. Porque o homem e a mulher ainda são predominantemente egoístas, a competitividade injustificável caracteriza-lhes a conduta, já que pensam apenas no momento transitório, olvidados da realidade da vida e da sua perenidade. Ademais, as propostas mercantilistas e hedonistas do prazer como fundamento da vida e única razão de se estar na Terra, fazem que os mesmos se atirem desastradamente uns contra os outros, quando poderiam avançar tranqüilamente uns com os outros, ajudando-se e crescendo em harmonia.

Lentamente ocorre no indivíduo um despertar para a valorização de si mesmo, para o auto-amor e, por efeito, o amor aos demais, em cujo grupo se podem estabelecer os mecanismos da felicidade real e fecunda, quando todos compreenderem que felicidade a sós é transtorno esquizofrênico, a dois, apenas, constitui paixão consumidora, mas no grupo de ajuda e apoio, de fraternidade e afeto é manifestação divina, elevada expressão de plenitude.

a) Os prejuízos sociais das massas, numa sociedade individualista, podem então ser causados pelo desejo do lucro de alguns?

Numa sociedade individualista os interesses de lucro sobrepõem-se aos valores humanos, considerando a criatura como instrumento produtivo, a fim de atender as suas necessidades, cada vez maiores, assim gerando os desperdícios dos poderosos em detrimento das infinitas necessidades dos pobres. Na razão direta em que aumentam os lucros, mais amplas aspirações passam a ter os indivíduos, esquecidos da solidariedade e do amor que todos nos devemos oferecer. Como conseqüência, as suas leis são injustas, estabelecidas para a defesa dos seus interesses com a imediata redução dos direitos sociais das massas, cada vez mais comprimidas.

Toda forma de individualismo, quase sempre resulta do egoísmo que conduz aos hediondos desvarios da indiferença e do crime.

16) Existem fatos ligados à história da Humanidade ainda desconhecidos que, se revelados, poderão mudar o comportamento ou o futuro da mesma?

A História registra todo o processo de desenvolvimento dos homens e mulheres, bem como do pensamento e dos fastos que se desenrolaram através dos milênios de realização, de cultura, de ética e de conquistas da Humanidade, mas também das suas quedas, conspirações, degredos, decadências, crimes hediondos que, se revelados sem uma natural maturação do ser psicológico, produziriam tal impacto que poderia modificar o conceito de ser humano, de valores, de significados, de realizações.

Afirmava Cícero, que a História é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a verdade. Entretanto, raramente ocorre assim, porque a História pode ser escrita por interesses políticos e raciais, por paixões primitivas ou pelas aspirações do pensamento elevado. O mesmo fato histórico pode ser exposto sob várias angulações, e todas, possivelmente apresentem sinais de verdade, tendo-se em vista o ângulo de observação de cada narrador. A História real no entanto, encontra-se escrita nos registros akásicos (sentido de celestes, do sâncrito Àkasa, céu) do mundo espiritual.

17) Com o desenvolvimento tecnológico temos verificado o aumento do desemprego. Isto não poderá gerar sérios problemas para a população de vários países?

Sem dúvida o desemprego é um fantasma que sempre ameaça as comunidades humanas, respondendo por várias expressões da miséria econômica, social e, por conseqüência, de natureza moral favorecendo a agressividade e a violência, as fugas espetaculares para os vícios e a delinqüência em geral. Todavia, à medida que o desenvolvimento tecnológico anuncia novas conquistas, abrem-se diferentes áreas de serviços, convocando trabalhadores qualificados para o desempenho dos mesmos. Simultaneamente, a consciência coletiva deve superar o egoísmo destruidor dos empresários e administradores que somente pensam em lucro, olvidando-se do compromisso de promoção e dignificação da criatura humana, afinal, a meta do próprio progresso.

Com uma visão humanitária dilatada, será possível perceber-se que o acúmulo de recursos em poucas mãos é sempre responsável pela abundância da miséria em outros segmentos sociais, compreendendo-se então, a necessidade de uma renovação de compromissos, que abrirão espaço para o trabalho digno de todos os indivíduos que igualmente, perseguirão o bem-estar geral, ao invés de buscarem somente as compensações salariais exclusivistas e pessoais.

18) 05 principais centros de conhecimento do mundo poderão migrar para continentes ou países hoje tidos como pobres?

Não necessariamente se fará a transferência dos centros do conhecimento, da cultura e da pesquisa de um para outro lugar, mas se multiplicarão esses núcleos da investigação e do estudo, mantendo intercâmbio constante, graças à própria tecnologia colocada a serviço das suas observações e análises conforme vem acontecendo. Já não existem distâncias geográficas que dificultem quaisquer realizações e trabalhos científicos, porquanto as redes de comunicação facultam a troca de informações com grande velocidade, qual se ocorresse num mesmo edifício. É natural, portanto que, por agora, esses centros de conhecimento se encontrem nos países com melhores possibilidades econômicas, o que faculta o acesso às conquistas da inteligência e à sua colocação prática no mundo.

19) O homem tem promovido guerras para obtenção de mais poder. Teremos muitas guerras no futuro? Quais os riscos das mesmas?

Enquanto o ser humano não se harmonize, viverá em guerra íntima, em desequilíbrio que o aturde e que responde pelas guerras externas. Quando esteja pacificado, gerará a harmonia em toda parte. Assim, o maior poder que se deve objetivar alcançar é sobre si mesmo, conseguindo controlar os instintos agressivos e superar as paixões dissolventes que são responsáveis pelos crimes de todo jaez.

Temos a convicção de que os desatinos humanos ainda produzirão muitas guerras, que dissuadirão o homem da loucura em que se demora, já que as calamidades anteriores não lhe serviram de lição para uma vida verdadeiramente saudável em clima de fraternidade entre as criaturas e as demais Nações.

20) O comportamento da sociedade poderá ser influenciado, se melhores condições de conhecimento espírita forem oferecidas?

O conhecimento elevado sempre liberta o Espírito das suas paixões perturbadoras. Sendo o Espiritismo a Doutrina que penetra a lâmina da investigação no organismo da criatura para identificá-la corretamente, constatando-lhe a indestrutibilidade, porque Espírito imortal, possui os valiosos conhecimentos para modificar as atuais estruturas da sociedade terrestre, facultando-lhe uma alteração completa da forma de conduzir-se e de programar o seu futuro.

O Espiritismo tem como meta prioritária a transformação moral do ser humano para melhor, por conseqüência, da sociedade como um todo.

Quando os seus postulados forem conhecidos e vividos, haverá uma radical mudança de comportamento em todas as áreas do pensamento e o amor vicejará nos corações, banindo da Terra os monstros do egoísmo, da guerra, da desolação, da infelicidade ...

Espírito Vianna de Carvalho