BEM-AVENTURADOS OS QUE ORAM...

PREFÁCIO

Não sei se, íncansável ou se íncontentável, todo artista - quaisquer que sejam a vocação e/ ou o talento - vive a acalentar idéias, inspirações, imaginações e sugestões a concretizar em novas... obras-primas!

Assím quero e concluo que também verdadeiros artistas - não importa que vivendo nesta ou noutra dimensão - prosseguem indefinidamente a manifestarem sua criatividade, intentando a admiração geral ou o reconhecimento.

No presente caso, tais manifestações pessoais visam idealmente ao superior beneficio público que venda a apreciar os trabalhos e idéías assimílem - mais do que o agrado - o beneficio de foro intimo.

E, isto, para quem frequenta aígo ambiental que diría... metafísico imaginário da Arte, contenta sobremaneira, senão realíza esse alguém.

Eis que, de novo, estamos diante da poesía espiritualista de José Eurícledes Formiga, paraibano de São João do Río do Peíxe (19-06-1923/09-05-1983), já credenciado por varios autênticos relicários de sua arte também a serviço dos ideais preconizados peía Doutrina Espíríta, mediante Lívros publicados em vida.

Através da psicografia do devotado e esclarecído médium também escritor, Carlos Antônio Baccellí, alias respeitável conhecedor e intérprete da Arte e Técnica da Poesia, por dominar os segredos da métrica, da rima e do ritmo entre aparentemente simples e fáceis quadras heptassílabas (ditas redondííhas), sem faltar um até único sempre raríssimo hexassilabo em "Abençoai", sonetos (apreciadíssimos poemas de 14 versos em 2 quartetos e 2 tercetos) decassílabos heroicos e sáficos, assim como dodecassilabos, ditos alexandrinos - estes, sob o rigor da censura entre os hemistiquios. Igualmente, o admirado autor deste novo escrínio poético revela amplos conhecimentos de todas estas exigências, nos magníficos sonetos de 12 sílabas poéticas (alexandrinos) "Visão do futuro", "Oração a Portugal e "floresce!".

No interesse de quem pretenda ínteírar-se mais da Arte e Técnica da Poesia, retomo o assunto, acrescentando que digo sílabas poéticas, por serem diferentes de sílabas gramaticais; ao contrário destes, contam-se por unidades sônícas captadas pela audição do verso, não propriamente pela forma.

Já ensinavam o lusítano Antônio felícíano de Castílho e patrício Olavo "Bílac que "o ouvido é o melhor guia".

Sirva de exemplo este verso decassílabo do mesmo Bilac, por coincidência, heroíco-sáfíco (acentos na 4a, 6a, 8a e 10a sílabas poéticas, quando devessem ser heróico: 6a e 10a ou sáfíco: 4a, 8a e 10a): "Jesus expira. O humilde e grande Obreiro..." (15 sílabas gramaticais) Já as sílabas poéticas serão: "Je-sus--ex-pí-ra.Ohu-míl-dee-gran-deO-breí-ro..." (apenas 10 sílabas poéticas, fora a últíma, por ser átona).

Assim, quantas e quantas vezes tanto formiga quanto Baccellí - tal qual mílhares de outros já! - não ficaram também conferindo métrica (número de sílabas) e ritmo (posições de acentos), com dedílharem o tampo da mesa, a partir do mínimo da mão esquerda, a cada sílaba poética.

A propósito, faça também isto com espécimes à vista, você que ora me lê; quem sabe, não brotarão aí talentoso poeta e talentosa poetisa?!...

Assim, de emoção em emoção, durante a írresístível - Verdade! - atração para a leitura e indução ou natural assimilação a cada poema que a verve de Eurícledes inspira, entre sempre oportunos conselhos, exaltações, reprimendas e - aínda bem, para atenuar a gravidade própria da comunicação doutrinária - diversas trovas lígeíras marcadas pelo bom-humor dos espíritas, também louváveís cumpridores dos corretos preceitos de Paulo de Tarso nas páginas de Fííipenses, 4.4: "Alegraí-vos sempre no Senhor. Outra vez digo: Alegraí-vos!" Não fosse bastante, insistiu em I Tessalonicenses, 5.16: "Estaí sempre alegres."

Por aqui ja é bom que eu encerre este, para mim, prazenteiro ensejo de atender o fraterno e muito honroso convite para 'Revisão e Prefácio da presente valiosa obra lítero-doutrínáría que me dirigiu o prezadíssimo Companheiro de Ideai, Luiz Carlos Barbosa, correto e competente Sócío-Díretor da Livraria Edítora Espíríta "Pedro e Pauío", da qual, por certo, milhões de leitores já auferiram, em tantas e tantas publicações, os incomparáveis benefícios prodigalizados peia Mensagem Espíríta.

Uberaba - MG, 15 de abríl de 2014.


..A CARIDADE E VOCÊ

..A FÉ TRANSPORTA MONTANHA

..A HISTÓRIA DO FIRMINO ..A MORTE
..ABENÇOA ..AFINAL SER ESPÍRITA
..ANSEIO E PRECE ..ASAS DE LUZ
..BASTA-TE SIMPLESMENTE ..BELÉM DO BRASIL
..BENDIRÁS ..BENDITA SEMENTE
..BOA VIAGEM ..CAMINHANDO COM OS BRAÇOS
..CANTO DE FÉ ..CAVALEIRO DO CRISTO
..CHEGANDO PERTO ..CHICO XAVIER
..COMPLETAMENTE ..CONCLUSÕES LÓGICAS
..CONFETES E SERPENTINAS ..CONHECE TE A TI MESMO
..CONSELHO BOM ..CORDEL ELETRÔNICO
..CRISTÃO EM LUTA ..DE VOLTA À TERRA
..DIANTE DA MORTE ..DILIGENTE PROTETOR
..DIVINA SEMENTEIRA ..DIVINO COMPANHEIRO
..DOM SUPREMO ..ESCALADA
..ESPÍRITO DE LUZ ..ESTRELAS
..FICA DE PÉ ..FLORESCE
..FORA DO AMOR DE JESUS ..INDA QUE SEJA
..JESUS NO LEME ..JESUS
..LAR E CIÚME ..LEI DO ESQUECIMENTO
..LEMA DE SEMPRE ..LUZ DA REDENÇÃO
..LUZ NO CORAÇÃO ..MÃE
..MAESTRO DIVINO ..MÉDIUM DO CÉU
..MEDIUNIDADE E CONCEITOS ..MEDIUNIDADE EM PAUTA
..MIGALHAS DE AMOR ..MINHA PRECE
..MUITAS VEZES ..MUNDO DE EXPIAÇÃO
..NA ESCOLA DO PERDÃO ..NA GLEBA DA VIDA
..NATAL ETERNO ..NINGUÉM CRESCE
..NOITE DE NATAL ..NOTÍCIAS DO DIA
..O CÉU TE RECOMPENSA ..O FRUTO E A SEMENTE
..O NATAL DE SINHÁ JOANA ..ONDE O SENHOR TE ESPERA
..ORAÇÃO A PORTUGAL ..ORAÇÃO DE ANO NOVO
..ORAÇÃO DE SEMPRE ..ORAÇÃO DOS 60
..ORAR NA CASA DE CHICO ..PÁGINA AO LIVRO ESPÍRITA
..PALAVRAS SOLTAS ..PARA SER MÉDIUM
..PENUGENS DE ANJO ..PÉROLAS E PORCOS
..PRECE DIFERENTE ..PRECE PELAS MÃES
..QUADRAS DA MEDIUNIDADE ..QUADRAS DO TEMPO
..RECADO AOS MÉDIUNS ..REDIVIVA AURORA
..SALIVA DEMAIS ..SEMEIA
..SOB AÇOITE ..SOMENTE O BEM
..SUPORTA CORAÇÃO ..TEMPO E EVOLUÇÃO
..TENTAÇÃO ..TIRIRICA DA ALMA
..TROVAS DE FINADOS ..TROVAS DE MÉDIUM
..TROVAS EM FESTAS ..TROVAS PARA PENSAR
..TUA CRUZ ..ÚNICA ALEGRIA
..VERDADE E AMOR ..VERDADE MAIOR
..VIDA TRIUNFANTE ..VISÃO DO FUTURO
..VITÓRIA COM JESUS ..VITÓRIA