A VERDADE ALÉM DAS APARÊNCIAS

1 - PREFÁCIO

Tendo a oportunidade de apresentar este trabalho, preciso contar ligeira história sobre as circunstâncias em que ele surgiu.

Conheci Samuel Gomes em 2011, quando fui indicada a procurá-lo para um atendimento psicoterapico, pois passava por um momento de muitas mudancçs em minha vida e necessitava encontrar meu rumo. Nesse primeiro encontro, quando ele me perguntou o motivo pelo qual eu estava la', fiquei lamuriando por mais de uma hora sobre os problemas de minha vida. Fiz um inventário completo do passado!

Samuel me ouviu com muita calma, sem me interromper nenhuma vez. Quando eu nada mais tinha para acrescentar, ele abriu um sorriso e disse que nosso tempo havia terminado e que me aguardava na proxima sessão, ocasiao na qual ele, então, faria algumas colocações.

Sai de la' sem saber como eu tinha conseguido resumir tantas experiências em apenas uma hora e me questionando se isso tinha sido bom ou não. De qualquer forma, sendo que dividia um pouco o peso da vida com alguém e que a chama da minha esperança poderia permanecer acesa.

Cheguei a próxima sessão ansiosa para saber qual seria a proposta de tratamento oferecida para consertar meu passado e me preparar para o futuro.

Grande foi a minha surpresa quando Samuel iniciou nosso encontro dizendo que nada do que tinha acontecido comigo no passado seria foco dos trabalhos terapêuticos, da mesma forma que minhas expectativas com relação ao futuro também não teriam lugar aí. Após o impacto da surpresa, pensei: "Então, por que estou aqui? Estou no lugar certo?". Certamente, meu silencio evidenciou as dúvidas que me tomaram naquela hora.

Com calma, Samuel me esclareceu que tanto o passado como o futuro estavam fora da minha capacidade de intervenção e que o tempo que eu tinha para acessar e trabalhar era o momento presente. Ajudou-me a entender que, quando eu focasse meus recursos no instante presente - tão pequeno e ao mesmo tempo tão importante -, eu seria capaz de realizar muitas coisas e alcançar mudanças expressivas. Convidou-me a adquirir consciência do meu ser dirigindo minha atenção a cada instante da minha vida exatamente quando ele estava acontecendo.

Por um lado, essa abordagem me surpreendeu pela sua simplicidade. Por outro, deixou-me aliviada por saber que, a partir daquele momento, eu poderia recomeçar sem o peso do passado e sem a ânsia do futuro. Poderia descobrir quem eu era de verdade e, com essa descoberta, construir uma nova forma de viver.

A experiência do autoconhecimento me surpreendeu de forma tão ampla e definitiva que posso afirmar que valeu cada minuto do tempo e do esforço dedicado. Perseverei nesse trabalho direcionado por Samuel por mais de dois anos, quando então fui conseguindo caminhar por mim mesma na conquista desse universo desconhecido da minha intimidade. Obviamente, esse tempo nada significa, pois cada pessoa tem o seu próprio tempo. Faço menção a ele aqui somente para exemplificar que precisamos nos dedicar ao autoconhecimento com compromisso e seriedade. Esse trabalho, no início, pode exigir certa orientação, no entanto, a partir do momento em que encontramos o caminho, seguimos com nossos próprios recursos de autoinvestigação.

Finalizado o periodo da psicoterapia e percebendo a importância dos beneficios que eu havia conseguido com esse trabalho, perguntei a Samuel se haveria a possibilidade de ele escrever um livro sobre a sua proposta de autoconhecimento, de forma que pudesse beneficiar outras pessoas com sua abordagem. Mais uma vez, ele me surpreendeu ao que respondeu"Ja' tenho!".

Assim que recebi os originais para análise, senti necessidade de buscar outras pessoas para examinar a clareza do conteúdo expresso. Isso porque, como eu havia vivido na prática a proposta ali apresentada, precisava verificar se outras pessoas, tendo contato com esse conteúdo pela primeira vez, teriam condições de entender a proposta da obra. Criamos, então, aqui na Editora Dufaux, um Grupo de Discussão do livro, que contou com a presença do autor e de diversos individuos bem diferentes: jovens, adultos, leigos, estudiosos, membros de vários grupos religiosos; pessoas que ja' tinham estudado o autoconhecimento e outras que ainda não tinham tido contato com essa experiência.

Na medida em que os estudos eram realizados, eram feitas perguntas ao autor, as quais ele respondia na hora, transformando a teoria em abordagem prática e clara'. Foram tão oportunos os questionamentos e tão claras as respostas, que achamos por bem acrescentá-las ao livro após cada capitulo, uma vez que as dúvidas do grupo poderiam ser semelhantes as dúvidas dos leitores.

Posso afirmar que, para todos nós que participamos da construção desse conteúdo, esta foi uma grande oportunidade de crescimento pessoal e do despertar de uma nova consciência diante da vida. Foi uma oportunidade de olharmos para nós mesmos e descobrirmos que a energia que sustenta o universo esta' dentro de nós, apenas aguardando a oportunidade de ser colocada em ação por nossa vontade.

0 trabalho de autoconhecimento aqui apresentado não e' apenas uma abordagem sobre esse tema tão importante. E' um convite inadiável que surge com a Nova Era, concitando-nos a tomar posse da nossa natureza divina e a nos entregarmos conscientemente ao cumprimento do significado do nosso existir: a implantação do Reino de Deus em nossos espiritos. Maria Jose' da Costa Belo Horizonte, junho de 2014


1 Samuel Gomes desenvolve um trabalho de Grupo de Vivências, no qual as pessoas se encontram para entender e praticar o autoconhecimento. Veja mais em: www.samuelgomes.blog.br


2 - APRESENTAÇÃO

Ao longo de minha vida, sempre fui um pesquisador intelectualizado, fortalecido, ainda, pelo fato de ja' ter recebido orientações espirituais na familia. Sentia-me bem com essa caracteristica, acreditando ser bem sucedido por ter atingido a proposta de crescimento que desejava ate' então. Entretanto, em certo estágio de minha vida, meus pensamentos intensos e desgovernados e minhas emoções perturbadoras dominavam meu mundo intimo, determinando meu ser em detrimento de minhas vontades. Dessa maneira, um conflito entre meu eu real e meu eu ideal foi criado.

Encontrei, nesse momento, certo limite e percebi que faltava algo para que eu atingisse o crescimento autêntico. Descontente com minha situação, uma necessidade intima comecou a se manifestar em mim. Uma nova consciência estava emergindo sem que eu identificasse sua origem, impulsionando-me a mudar. Restava-me, então, encontrar uma maneira de desvendá-la.

Este livro e' fruto desse descobrimento, que se deu, paulatinamente, por meio de um exame constante do que penso e sinto. Entusiasmado com o resultado desse processo, o qual me fez enxergar, de maneira mais consciente, o trabalho que tenho de fazer em mim para refletir de alguma forma a harmonia que observo no universo, decidi compartilhar minha experiência.

Ao longo deste livro, sera possível perceber que tentei abranger os vários aspectos do estudo intimo, os quais influenciam nossas vidas a todo tempo. Aqui, apresento algumas atitudes e reflexões que nos ajudam a direcionar nossa atenção para o universo interior e antevejo, ainda, o que podera' acontecer com as pessoas que estão despertando para esse movimento de autoeducação, o qual, com o passar do tempo, se fara' natural e espontâneo.

O objetivo desta obra não e' acabar com nossos condicionamentos, pensamentos e emoções, pois estes continuarão tentando (e algumas vezes ate' conseguirão) nos definir, dominar e perturbar. Seu objetivo, na verdade, bem como o do próprio autoconhecimento, e' aumentar nosso grau de consciência a respeito de tudo o que nos acontece por dentro, surpreendendo-nos em uma posição de atenta observação íntima, pois esta' e' responsável por impedir que nossos pensamentos e emoções voltem a nos conduzir e a nos perturbar da maneira como faziam antes de nossa revolução interior.

Este livro, portanto, não se propõe a valorizar os resultados provenientes do autoconhecimento, mas sim a demonstrar a importância da utilização dessa ferramenta em nossa vida. Além disso, não tem nenhuma pretensão de convencer ou induzir ninguém, pois, aqui, não e' apresentada uma formula exterior de mudança. E' proposto, sim, um aprendizado que so' sera' efetivo quando feito pela própria pessoa, a qual devera utilizar as informações aqui apresentadas apenas como uma indicação prática, tendo a consciência de que, somente pelo estudo de si e pela convivência direta com seu interior, essa proposta tera' um valor genuino.

Ciente de que a verdade não pertence a ninguém e de que não se encontra exclusivamente em nenhum lugar, adoto aqui a mesma estratégia que Jesus empregou perante Pilatos, quando este lhe perguntou sobre o que seria a Verdade. Naquele instante, Jesus calou qualquer impressão pessoal e deixou que a Verdade falasse por si mesma em todos os aspectos da vida universal. Por isso, não pretenda encontrá-La aqui; descubra-A em você.

Admiro a infinita perspectiva do universo que se abre para nos a fim de que venhamos a descobrir a beleza da Verdade, seja nos referindo a Ela como Deus, seja como Iluminação, Nirvana ou Espirito. Percebo, com o passar do tempo, que Ela passa a refletir em mim em percentuais cada vez maiores, principalmente quando me sinto livre da ilusão de uma fe baseada em valores de indução, e não de descoberta intima.

Como diz Andre' Luiz: "[...] o anonimato e filho do legitimo entendimento e do verdadeiro amor"1. Deus e' a expressao viva desse anonimato, não dependendo de nenhuma personalização para ser o que e'. Por isso, vamos nos também abrir mão de nossos "eus" para descobrirmos nossa essência divina e conseguirmos entender quem somos. Este e' - e sempre sera' - o propósito de tudo o que existe no movimento extraordinário da eternidade.

Samuel Gomes.
Belo Horizonte, junho de 2014.

CAP. 1 - O CAMINHO DE VOLTA PARA VOCÊ
CAP. 2 - DESPERTE SUA NECESSIDADE MAIS IMPORTANTE
CAP. 3 - ONDE ESTÁ SUA FORÇA
CAP. 4 - DESENVOLVA UM NOVO OLHAR
CAP. 5 - O AMANHECER DE UM NOVO DIA
CAP. 6 - MÁSCARAS QUE SE DESFAZEM
CAP. 7 - QUEM É O SEU MAIOR INIMIGO?
CAP. 8 - OS DOIS TEMPOS
CAP. 9 - QUEM É AQUELE QUE BUSCA?
CAP. 10 - A SOCIEDADE FOI FEITA PARA VOCÊ?
CAP. 11 - LIBERTE-SE DO QUE LHE DOMINA
CAP. 12 - ENTRE EM CONTATO COM A NATUREZA
CAP. 13 - OS PERIGOS DE SE DESPERTAR
CAP. 14 - O VERDADEIRO PROBLEMA DA VIDA
CAP. 15 - O ESPELHO QUE VOCÊ PRECISA..
CAP. 16 - A EDUCAÇÃO A PARTIR DE VOCÊ
CAP. 17 - O LUGAR MAIS IMPORTANTE DA VIDA
CAP. 18 - A ÚNICA REALIDADE
CAP. 19 - O ENCONTRO COM A PAZ
CAP. 20 - CONHECER OU SER A VERDADE/
CAP. 21 - O DESPERTAR DO SER.