VIII - DIRETRIZES PARA O ÊXITO

Em face dos muitos conflitos que tomam conta da criatura humana, que parece divorciada dos princípios ético-morais e das propostas libertadoras da ignorância e da estultice, comprazendo-se na desordem e no exacerbado prazer dos sentidos, não podemos ignorar a necessidade de recordar-lhe algumas diretrizes para o seu êxito real no desiderato da reencarnação.

Confundindo gozo com felicidade, numa alucinada correria para o excesso de toda ordem, incluindo o desbordamento das paixões, sucumbe, sem dar-se conta, ao peso das aflições com que se sobrecarrega, anestesiando a consciência para não pensar e anulando o sentimento na vã proeza de passar incólume diante do sofrimento.

O desconcertante culto ao corpo e ao endeusamento pessoal tem arrastado multidões inexperientes aos transtornos psicológicos de natureza grave, bem como a enfermidades perversas resultantes do mau uso da organização somática.

Infecções cruentas alastram-se ameaçadoras e processos degenerativos aumentam vertiginosamente, como resultado da insânia comportamental a que se entrega expressiva parte da comunidade terrestre, seu crescimento, da aquisição de poder e de grandeza terrena.

Certamente que existem exceções enobrecedoras, não, porém, suficientes para reverter o doloroso quadro.

Fala-se mais do que se age.

Predica-se com expressões formosas, sem o alicerce da prática das lições apresentadas.

Discute-se com ardor e atua-se com indiferença ou rancor.

São dias muito sombrios espiritualmente e de comportamentos infelizes estes.

Não constituem, porém, novidade para o cristão decidido e coerente, porquanto Jesus anunciou a ocorrência que hoje é vivida no planeta.

De tal forma o Mestre Incomparável se preocupou com essa dolorosa situação que viria, que prometeu enviar o Consolador, nesse momento injurioso, a fim de que repetisse as Suas lições, dissesse coisas novas e ficasse para sempre orientando os rumos que deveriam ser percorridos.

Há um século e meio quase, materializou-se a Sua promessa no Espiritismo, que se propõe a regenerar o ser humano individualmente e a sociedade como um todo.

Apesar disso, a colheita de frutos tem sido quase inexpressiva até este momento, o que é realmente doloroso ao ser constatado.

Os Espíritos procedentes da Grande Luz, no entanto, estão vigilantes e cuidam de manter a sementeira da esperança, do amor, da compaixão, do perdão e da caridade na Terra desolada.

Homens e mulheres conscientes do dever e sinceramente devotados ao amanho do solo dos corações e à libertação das mentes, estão empenhados no labor de contribuir da melhor forma possível em favor do novo amanhecer.

Pensando nesses heróis da fraternidade e em muitos outros candidatos ao ministério de renovação pessoal, assim como do planeta terrestre, reunimos aqui algumas páginas que escrevemos ao largo dos meses, portadoras de diretrizes para o êxito da jornada que pretendem realizar.

São mensagens simples, de conteúdo já conhecido, em formas novas de apresentação, repetindo o pensamento de Jesus e as informações catalogadas por Allan Kardec, a fim de que aqueles que nos honrarem com a sua atenção, encontrem estímulo e roteiros sempre novos para seguirem adiante, corajosa e amorosamente.

Joanna de Ângelis

..A PEDAGOGIA DE JESUS ..CAMPEÕES
..SUBLIME AÇÃO ..NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA
..PACIFISMO ..MEDO E AUTOCONFIANÇA
..EMBRIOGÊNESE ESPIRITUAL ..VISITAR ENFERMOS
..INTEGRIDADE ..CONQUISTA DA SABEDORIA
..HERÓIS ANÔNIMOS ..OUVIR COM O CORAÇÃO
..TÉDIO ..SUICÍDIO MORAL
..INFORTÚNIOS ..TORMENTOS EVITÁVEIS
..AS MÁS INCLINAÇÕES ..CONSCIÊNCIA ALERTA
..PRECES PELA INTERNET ..TENACIDADE
..ADVERSÁRIOS PERIGOSOS ..A RESISTÊNCIA DO IDEALISMO
..IMPREGNAÇÃO ..RELACIONAMENTOS CONFLITUOSOS
..ESPERANÇA ..AFETIVIDADE
..ANTE O RUGIR DA TORMENTA ..PENTECOSTES
..O DESERTO ..COMPORTAMENTO ASSERTIVO
..RESISTÊNCIA AOS MAUS ..APEGO E LIBERTAÇÃO
..AS PARÁBOLAS DE JESUS ..TERAPIA DA PERSEVERANÇA
..ANTE JULGAMENTOS ..ATUALIDADE DO NATAL