ILUMINA-TE

ILUMINA-TE

Irradiação mental de cada indivíduo humano expressa a sua conquista evolutiva, o estágio de amadurecimento ou de primitivismo espiritual em que se encontra.

Sendo emanação das energias sustentadas pelo pensamento e pelas suas aspirações, pelos comportamentos morais e pelos seus anseios, é constituída por vibrações específicas, tradutoras da realidade de cada qual.

Enquanto o ego pode mascarar-se e apresentar-se com valores que realmente o ser não possui, essas ondas contínuas são produzidas pelas legítimas ideações e reais anelos íntimos.

Em consequência da sua permanente exteriorização, produz ressonância, influenciando todos aqueles que se encontram na sua equivalência vibratória.

Um violino Stradivarius, por exemplo, em razão da aguçada sensibilidade do material de que é constituído, da disposição de todos os elementos, mesmo quando não acionado pelo arco, produz ressonâncias resultantes de qualquer ruído a sua volta.

De igual maneira, os Espíritos nobres, quando são atraídos pelos ideais edificantes, acorrem, em ressonância, na direção daqueles cujas ondas psíquicas sincronizam com as suas vibrações. O mesmo ocorre no sentido oposto, quando a insensatez e a vulgaridade expressam-se nas faixas de inferior qualidade, atraindo as entidades frívolas e perversas, que se comprazem em gerar embaraços onde quer que se encontrem.

Faz-se necessário que a mulher e o homem contemporâneos compreendam a finalidade superior da reencarnação, afadigando-se pela conquista da iluminação pessoal, que se expande em bênçãos de claridade e de sabedoria.

A teimosa postura nos hábitos enfermiços em que muitos se comprazem redunda em processos perturbadores, impossibilitando o seu desenvolvimento ético-moral.

Todos os seres necessitam-se e devem viver em grupos que respondem pela sua preservação, pelos fatores de manutenção das suas existências.

Por essa razão, o conhecimento e a ação dignihcadora que propõem o amadurecimento psicológico facultam-lhe a empatia que constitui um valioso instrumento para o progresso espiritual.

Todos os seres humanos anelam pela liberação do sofrimento que campeia em toda parte. Nada obstante, o sofrimento faz parte do fenômeno que é a vida física.

A constituição orgânica sempre apresenta alterações e mudanças, o que responde pelos sofrimentos físicos, e, não raro, emocionais e psíquicos. No entanto, a causa central desses acontecimentos reside no Espírito que é o gerador do seu destino, modelador do veículo somático.

De acordo com as construções mentais, e consequentemente morais, elabora os equipamentos fisiológicos para a jornada evolutiva, conforme as suas necessidades que são impostergáveis.
Insculpidas nos refolhos do ser, todas as formulações criam matrizes que darão lugar às constituições representativas das ideações no mundo físico.

Intermediadas pelo perispírito, também conhecido como psicossoma, o corpo é a sua projeção condensada da matéria.

Não é de surpreender, em razão das condutas humanas, que haja mais doentes do que sadios, maior número de atormentados do que de pacíficos e equilibrados na extraordinária economia espiritual da sociedade terrena.

Nessa paisagem, porém, exteriorizam-se os fenômenos empáticos que devem ser cuidadosamente cultivados.

Em decorrência da similitude pelo sofrimento, pode-se e deve-se ser sempre solidário com aqueles que têm aflições, porque é fácil de aquilatar-lhes a ocorrência, por ser conhecida em quem se dispõe ao socorro.

Essa solidariedade generosa contribui para diminuir a aspereza das provações humanas, dando valor ao próximo que, sem essa ajuda, sentir-se-á desprezado, sem nenhum objetivo para prosseguir na luta.

A vida é pródiga em estímulos e todas as suas manifestações enriquecem-se quando percebidas, fazendo-se solidárias. Aqueles que recebem carinho vivem muito mais tempo e melhor em qualidade existencial do que os demais que são desconsiderados e excluídos pela presunção dos seus círculos de relacionamentos.

Jesus, o médico por excelência, ofereceu esse exemplo ímpar, sempre atendendo aos mais infelizes, aqueles que eram desrespeitados pela sociedade orgulhosa e enferma, atendendo-os com gentileza e compreensão, tornando-os novamente humanos e cidadãos, em razão de haverem sido expulsos do convívio dos abonados e poderosos de um momento.

A empatia geradora de amizade contribui eficazmente para a vivência da alegria, do bem-estar, da conquista da saúde.

Todo aquele que se preocupa com o seu próximo vivencia mais harmonia interior do que aquele que lhe é indiferente. Ademais, enseja autossegurança, porque elimina a desconfiança que vige no ególatra, no isolacionista, que vive sob a tensão do medo de perder os valores a que se afeiçoa, de ser vítima das ocorrências aziagas da existência.

A energia empática da afeição desinteressada produz ressonância vibratória no planeta, contribuindo para o equilíbrio geral.

O significado existencial de maior conteúdo é constituído pelos sentimentos de amor e de compaixão que favorecem o progresso geral, impulsionando o ser no rumo da sua triunfante imortalidade.

A busca, portanto, da autoiluminação é proposta inadiável para a conquista da harmonia interior, da plenitude, do reino dos céus na paisagem emocional dos sentimentos enobrecidos.

A atualidade é opulenta em belas e oportunas receitas de psicoterapias valiosas que se encontram ao alcance de todo aquele que realmente se esforce por aplicar-se alguma dentre as muitas, aquela que seja compatível com a sua problemática.

Obras excelentes de autoajuda encontram-se à disposição de qualquer leitor interessado na conquista do bem-estar, ao lado de instituições e sociedades dedicadas ao bem, ao socorro em favor dos que se encontram algemados aos vícios e tormentos, anelando pela conquista da saúde.

O êxito, porém, de qualquer candidato depende exclusivamente do seu empenho, do esforço que se deve aplicar para o resultado feliz.

As comunicações virtuais de fácil acesso oferecem preciosos contributos para a libertação dos traumas e dos dramas existenciais que muitos experimentam.

Se, de um lado, existem incontáveis apresentações nefastas e incitações ao crime para a preferência de outros afins, há verdadeiros tesouros em forma de vidas exemplares, de abnegação e de renúncia, de sacrifício e de beleza, convidando à ação saudável, ao comportamento ético dignificante, sempre demonstrando a vitória do bem, mesmo que sob injunções afligentes.

Além dessas admiráveis contribuições, o espiritismo, restaurando a doutrina de Jesus, propõe a autoiluminação, mediante a adoção das Suas palavras sintetizadas no Sermão das bem-aventuranças, sempre atual e insuperável.

Ilumina-te, pois, a cada momento, acendendo a sublime claridade do discernimento na mente e do amor no sentimento, a fim de conseguires a paz e os estímulos para a sublimação, SUBLIMAÇÃO
purificação; elevação..

Este livro, que agora apresentamos aos nossos caros leitores, forma uma trilogia com outros anteriormente publicados: Entrega-te a Deus e Liberta-te do mal.

Escrevemo-los ao largo de três anos, abordando temas conflitivos da atualidade, em cada momento, e oferecendo a fórmula eficaz para a sua vivência dignificante, haurida no evangelho de Jesus.

Algumas páginas apareceram oportunamente na imprensa leiga e espírita com o objetivo de alertar os leitores sinceros dedicados ao dever e aqueles que necessitavam de um diferente foco para deter-se e reflexionar com tranquilidade.

Assim sendo, não propomos nenhuma fórmula especialmente mágica, sendo somente uma despretensiosa contribuição para auxiliar a quem o consulte nestes dias de tormento que precedem a era nova.

Agradecendo ao senhor e mestre Jesus a imerecida honra de nos encontrarmos na Sua vinha, sou a servidora devotada,

JOANNA DE ANGELIS

Salvador, 29 de agosto de 2012

..A BENÇÃO DO PERDÃO
..A DOLOROSA NOITE ESCURA
..A ENTREGA PESSOAL
..A PAISAGEM HUMANA DO SOFRIMENTO
..A SUBLIME CANÇÃO
..ANENCEFALIA
..ASCENSÃO E QUEDA
..CEGUEIRA ESPIRITUAL
..CONSCIÊNCIA DE DEVER
..DIGNIDADE MORAL
..EM BUSCA DE ILUMINAÇÃO
..EM PLENO DESERTO
..ENFERMIDADE DA ALMA
..ESPINHOS NA JORNADA CRISTÃ
..FIDELIDADE MEDIÚNICA
..IDENTIDADE COM JESUS
..LAZERES E DIVERTIMENTOS
..LUTAS ABENÇOADAS
..NOITE EXTRAORDINÁRIA
..QUESTÃO DE ÓPTICA
..REFLEXÕES DA ATUALIDADE
..RELACIONALMENTOS AFETIVOS
..RESGUARDA-TE NA SERENIDADE
..SENTIMENTOS PERVERSOS
..SIMPLICIDADE E PUREZA DE CORAÇÃO
..TESOURO INAPRECIÁVEL
..TROPEÇOS
..TUA CONTRIBUIÇÃO