REFORMA ÍNTIMA
SEM MARTÍRIO

Alma querida nos ideais renovadores, é natural que sofras inquietação por nutrires objetivos transformadores.

Ante a penúria de teus valores, declaras-te sem mérito para receber a ajuda Divina. Perante a extensão de tuas falhas, açoitas a consciência com lancinante sentimento de hipocrisia ao repetires os mesmos desvios dos quais já gostarias de não se permitir. Essa é a estrada da perfeição, não te martirizes.

Tudo isso é compreensível, parte integrante de quantos se candidatam aos serviços reeducativos de si próprios, portanto, não sejas demasiadamente severo contigo.

Sem lástima e censura, perdoa-te e prossegue sempre.

Confia e trabalha cada vez mais.

Por mais causticantes as reações Íntimas nos refolhos conscienciais, guarda-te na oração e na confiança e enriquece tua fé nas pequenas vitórias.

A angústia da melhora é impulso para promoção. O remédio salutar para amenizá-la é a aceitação incondicional de ti mesmo.

Aceitando-te humildemente como és e fazendo o melhor que possas, vitalizar-te-ás com mais fortes apelos interiores para a continuidade do projeto de melhoria e corrigenda. Por outro lado, se te punes estarão assinando um decreto de desamor contra ti.

Afeiçoa-te com devotamento e sensatez aos exercícios que te são delegados pelas tarefas renovadoras do bem, aprimorando-te em regime de vigilância e paciência.

Sem alimentar fantasias de saltos evolutivos, dá um passo atrás do outro.

Sem ansiar pela grandeza das estrelas, ama-te na condição de singelo pirilampo que esforça por fazer luz na noite escura.

Faça as pazes com ruas imperfeições. Descubra tuas qualidades, acredite nelas e coloque-as a serviço de suas metas de crescimento, essa é a fórmula da verdadeira transformação.

O tempo concederá valor e experiência a teus esforços, ajustando teus propósitos aos limites de tuas possibilidades, libertando-te da angústia que provém dos excessos.

Caminha um dia após o outro na certeza de que Deus te espera sempre com irrestrito respeito pelas tuas mazelas, guardando o único direito de um Pai zeloso e bom que é a esperança de que amanhã sejas melhor que hoje, para tua própria felicidade.

Ermance Dufaux

..PREFÁCIO ..INTRODUÇÃO
..DORES DO MARTÍRIO ..ÉTICA DA TRANSFORMAÇÃO
..PROJETO DE VIDA ..O QUE PROCEDE DO CORAÇÃO
..SÁBIA PROVIDÊNCIA ..O GRANDE ALIADO
..SEXUALIDADE E HIPNOSE COLETIVA ..ARREPENDIMENTO TARDIO
..ESPÍRITAS NÃO-PRATICANTES? ..REFLEXO-MATRIZ
..A ARTE DE INTERROGAR ..SER MELHOR
..MEDITAÇÃO DA AMIZADE... ..IMUNIDADE PSÍQUICA
..DIÁLOGO SOBRE ILUSÃO ..LIÇÕES PRECIOSAS COM DR. INÁCIO
..POR QUE MELINDRAMOS? ..FÉ NAS VITÓRIAS
..ANGÚSTIA DA MELHORA ..IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO
..DEPRESSÕES REEDUCATIVAS ..A VELHA ILUSÃO DAS APARÊNCIAS
..SÓ O BEM REPARA O MAL ..ÍCONES
..FÉ E SINGULARIDADE ..DISCIPLINA DOS DESEJOS
..A FORÇA DO BEM ..PSICOSFERA
..CONCLAVE DE LÍDERES ..EM QUE PONTO DA EVOLUÇÃO...
..PROGRAMA DE BEZERRA DE MENEZES