ESPELHOS DA ALMA

NÚCLEO DE ESTUDOS PSICOLÓGICOS E JOANNA DE ANGELIS

Todo espelho possui duas faces: a que reflete a imagem que se lhe apresenta e a outra, que possui características muito especiais em cada uma delas.

A alma humana, em sua fase de Espírito reencarnado, também ê possuidora de espelhos que lhe refletem a realidade.

Quase sempre é a persona que se projeta na face espelhada, refletindo essa imagem equivocada que disfarça o ser legítimo, ocultando-o com esmero.

O que pode ser negativo, quando usado em demasia — a persona —, por outro lado, utilizada com equilíbrio positiva, porque esconde, por algum tempo, a constituição real de quem deseja oportunidade existencial aprazível, embora portador de mazelas que não seriam compreendidas nem aceitas pelos demais, no imediato do conhecimento.

De acordo, porém, com o nível evolutivo dos indivíduos, ele pode apresentar a face agradável e nobre, o lado positivo e saudável, as expressões da sinceridade e da afeição, ou deixar-se refietir no aspecto perturbador no qual estertora, nos conflitos que o vencem, exteriorizando as vibrações deletérias que o intoxicam.

O estudo da personalidade de Dorian Gray, por exemplo, na pena mágica de Oscar Wilde, bem expressa o espelho que o jovem infeliz, que adquirira a beleza e a juventude contínuas, após o pacto firmado com Satanás, o mitológico senhor das Trevas, a sombra profunda, enganando-se e a todos levando a lamentáveis equívocos, desvela essa dualidade da alma humana.

A sua bela aparência e gentileza ocultavam o sádico e impiedoso explorador e homicida que ninguém conhecia.

No dia, porém, em que se contempla no retrato deformado por todas as sandices e perversidades praticadas — o espelho do Self — é tomado de horror e falece, assumindo todas as impurezas que o retrato registrara...

Por outro lado, na dupla personalidade dos senhores Hyde e Dr. Jekyll— O médico e o monstro, de Stevenson — o espelho refletia com inusitada frequência a face gentil do médico generoso, escondendo-lhe o tormento que o transformava em verdadeiro monstro, até que a multidão aniquila-o.

O fenômeno ocorre dessa maneira, porque, enquanto o Self ignora a outra face, a do ego e sua sombra, sua persona oculta no disfarce a tormenta que o domina, enquanto a duplicidade permanece, até o momento em que o autoconhecimento vence a ignomínia, e, no caso em tela, o povo que mata o psicopata, já se encontra no âmago da psique, sendo os valores morais arquivados no inconsciente, aguardando oportunidade de expressar-se.

Os espelhos emocionais desvelam as múltiplas faces de todos aqueles que se contemplam, expondo ao olhar externo o que se pretende ser, o que se gostaria de alcançar, embora as heranças degradantes do passado...

JOANNA DE ANGELIS1(1 Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na Mansão do Caminho, na manhã do dia 13 de abril de 2013, em Salvador, Bahia.)

A proposta psicológica de Joanna de Angelis, tal qual um espelho, nos apresenta um mundo rico de possibilidades que é a alma humana. Sua Série Psicológica, estabelecendo pontes entre a Ciência e a Religião, conforme a proposta do codificador, Allan Kardec, nos possibilita aprofundar a jornada de autoconhecimento.

Como profunda conhecedora da Doutrina Espírita, a veneranda nos conduz em passos seguros ao verdadeiro autoencontro, ao encontro com o próximo e com o Pai.

Após o lançamento do livro "Refletindo a Alma: a Psicologia Espírita de Joanna de Angelis"" e com a diversidade de temas que podem ser abordados, nasceu a idéia do presente livro. O convite é para que possamos fazer juntos uma Jornada Terapêutica, olhando nos Espelhos da Alma.

A 1ª parte apresenta o Convite da Jornada, no qual a Estruturação do Ego e o Desenvolvimento da Personalidade devem estar a serviço da nossa Jornada Heróica.

Alguns dos Desafios da Jornada são apresentados na 2ª parte. O Confronto com a Sombra nos acompanha durante todo esse percurso, nos fazendo deparar com A Vida não Vivida, auxiliando a construir as Relações como base para os Sentimentos, e impulsionando, de forma consciente, ao Autodescobrimento e o Sentido Existencial.

Encontrando o Tesouro é a última etapa de uma jornada, e por isso é analisada na 3ª parte. Reunimos os elementos para o processo de individuação, abordando o Encontro com o Self; o Envelhecer e o Morrer; o Amor; e o Homem (e a Mulher) de Bem, para que, de forma consciente e responsável, possamos colher os resultados de todos os nossos esforços em nos conhecer.

No início de cada parte, Joanna de Angelis apresenta uma análise introdutória, e ao final responde questionamentos voltados à compreensão dos temas, e alguns outros de interesse geral.

Nosso objetivo não é apresentar conceitos ou idéias novas, nem a pretensão de esgotar temas tão profundos, posto que reconhecemos nossas limitações diante da grandiosidade das obras de Joanna de Angelis e de Carl Gustav Jung.

Identificamo-nos como viajantes que descobriram um mapa do tesouro, e percebendo tratar-se de uma fonte inesgotável, decidimos compartilhar experiências e ensinamentos que nos foram e são úteis no caminhar, e que de alguma forma possam auxiliar aos que desejam conhecer-se peio estudo da serie Psicológica, assim como na própria jornada terapêutica.

Com essa obra, pretendemos ainda homenagear Joanna de Angelis e Divaldo Franco pelos 25 anos de lançamento da obra inaugural da Série Psicológica: "Jesus e Atualidade". Suas obras nos forneceram muito mais do que novos conhecimentos e teorias, pois através delas descobrimos um sentido profundo para as nossas existências.

NÚCLEO DE ESTUDOS PSICOLÓGICOS JOANNA DE ANGELIS - 22 de abril de 2014.

..INTRODUÇÃO

..1 - O CONTEXTO E O CONVITE DA JORNADA
..2 - A ESTRUTURAÇÃO DO EGO OU EU
..3 - O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE E AS ETAPAS DA VIDA ..
..4 - A JORNADA HERÓICA DA ALMA
..4A - JOANNA DE ANGELIS - RESPONDE
..5 A- INTRODUÇÃO
..5 - O CONFRONTO COM A SOMBRA
..6 - A VIDA NÃO VIVIDA
..7 - AS RELAÇÕES COMO BASE PARA OS EXCS. DOS SENTIMENTOS
..8 - O AUTODESCOBRIMENTO E SIGNIFICADO EXISTENCIAL
..8A - JOANNA DE ANGELIS - RESPONDE
..9A - INTRODUÇÃO
..9 - INDIVIDUAÇÃO: O ENCONTRO COM O SELF
..10 - OS CAMINHOS DO ENVELHECER E DO MORRER
..11 - A PSICOLOGIA DO AMOR
..12 - O SER VIRTUOSO: A MULHER E O HOMEM DE BEM
..12A - JOANNA DE ANGELIS - RESPONDE