METAFÍSICA DA SAÚDE

1 - APR€S€NTAÇÃO

Nos volumes 1 e 2 da série Metafísica da Saúde, você encontra uma ampla avaliação das condições internas responsáveis pelos transtornos existenciais, também apontados pela metafísica como causa das doenças que afetam o corpo.

Recomendamos consultar essas obras, em especial o primeiro volume, que explica como interferimos no cenário em que vivemos e como afetamos o corpo com nossas atitudes.

Consta ainda no volume 1 a metafísica aplicada aos sistemas respiratório e digestivo.

O volume 2 enfoca os sistemas circulatório, urinário e reprodutor.

O presente volume 3 contém os sistemas endócrino e muscular.

Vamos compreender as atitudes interiores perante as situações exteriores, devidamente expressas no sistema endócrino.

No tocante ao sistema muscular, será descrita a capacidade de atuação na realidade em que vivemos e a maneira como executamos nossos objetivos.

O próximo volume constará dos sistemas nervoso, articular, ósseo e imunológico. Desse modo, encerram-se os onze sistemas do corpo humano e os órgãos associados a eles, bem como as principais doenças.

Com a obra completa, você terá um panorama metafísico da estreita relação existente entre você e seu corpo. Compreenderá, também, que a condição emocional do indivíduo se funde ao meio externo, atraindo ou repudiando algumas situações e tornando a vida agradável ou ruim. Tudo é questão de como a pessoa se sente. Isso vai determinar as situações cotidianas, bem como a saúde do corpo. O organismo humano acusa o tipo de atitude mantida em relação aos acontecimentos externos.

A série Metafísica da Saúde objetiva apontar quais são os fatores internos metafisicamente responsáveis pela saúde ou doença. Pode-se dizer que tudo depende da maneira como você está se sentindo.

Se estiver bem consigo mesmo, encarando os acontecimentos sem maiores dramas e, na medida do possível, suprindo as necessidades, tudo caminhará dentro de uma relativa harmonia e o corpo também terá saúde.

O contrário também é verdadeiro, ou seja, quando você estiver interiormente abalado, no auge de uma crise emocional, as confusões exteriores tendem a se agravar, dificultando as soluções.

Nesses momentos de grande estresse, é comum surgir algum tipo de doença, quer seja uma gripe adquirida por contágio, quer sejam as doenças desenvolvidas pelos próprios desarranjos no metabolismo do corpo, como as variações de taxas hormonais, colesterol, surgimento de nódulos, etc.

Uma crise de ordem financeira ou afetiva, por exemplo, é apontada como causa dos abalos interiores.

No entanto, a origem desses fatos desagradáveis, que tanto mal têm causado, está na maneira como você vinha se sentindo antes mesmo de as complicações surgirem.

Os sentimentos que antecederam os fatos ruins são apontados pela metafísica como a raiz dos problemas existenciais.

Para solucionar essas crises e resgatar a saúde do corpo, além dos cuidados físicos é importante refletir acerca das causas metafísicas das doenças.

Nesta obra você encontrará subsídios para o aprimoramento interior.

Por fim, a maneira como você se considera é o princípio básico da condição interior.

Estar bem consigo mesmo fará com que tudo à sua volta se mantenha harmonioso, preservando a saúde do corpo.

VALCAPELLI

..METAFISICAMENTE SAUDÁVEL

..POR QUE ADOECEMOS ?

CAPITULO 1 - SISTEMA ENDÓCRINO:

..1A - HORMÔNIOS

..1B - PINEAL

..1C - HIPÓFISE

..1D - HORMÔNIOS DA HIPÓFISE

..1E - TIREÓIDE

..1F - NÓDULOS OU TUMORES NA TIREÓIDE

..1G - BÓCIO

..1H - HIPOTIREOIDISMO

..1I - OBSIDADE

..1K - HIPERTIREODISMO

..1L - MAGREZA

..1M - PARATIREÓDES

..1N - SUPRARRENAIS

..1O - CONSIDERAÇÕES FINAIS


2 - SISTEMA MUSCULAR:

..2A - TÔNUS MUSCULAR

..2B - DORES MUSCULARES

..2C - FIBRAMIALGIA

..2D - CÃIBRA

..2E - TORCICOLO

..2F - TENDINITE

..2G - MÚSCULOS DA FACE

..2H - RUBOR FACIAL

..2I - MUSCULATURA LISA

..2J - PERISTALTISMO

..2K - CONSIDERAÇÕES FINAIS