PORQUE ADOECEMOS VOL. II

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MINAS GERAIS

PRINCÍPIOS PARA A MEDICINA DA ALMA

Apresentação

Em 1997, por sugestão dos Amigos Espirituais, a diretoria da Associação Médico Espírita de Minas Gerais resolveu abrir uma nova frente de trabalho: oferecer ao público, vinculado a área de saúde e ao Espiritismo, cursos, onde a experiência de quase vinte anos pudesse ser apresentada de forma sistemática e didática. Optou-se, então, por um primeiro módulo, ainda experimental, denominado: "Medicina da Alma".

Os temas foram atenciosamente selecionados, partindo-se dos conceitos básicos para a compreensão do ser, passando pelos mecanismos energéticos e fisiológicos vinculados ao adoecer e terminando com exposições comentando as várias áreas da terapêutica acadêmica, sob a luz da Doutrina Espírita.

Cada aula foi acompanhada da confecção de apostilas, oferecidas ao público participante. O sucesso se fez, sendo que a procura do material didático veio de várias partes do nosso país.

Posteriormente, o mesmo curso foi apresentado de forma resumida, em 1999, em São Paulo, no Centro de Convenções do Anhembi, durante o 2º Congresso da Associação Médico-Espirita do Brasil, com uma boa resposta dos participantes do evento.

Diante do interesse de muitos e da importância dos temas ali apresentados, criou-se a possibilidade de confeccionar um livro, enfeixando-se em um volume todo material. Para isso, as apostilas foram revisadas, arescentaram-se outras informações importantes e algumas delas foram resumidas em um capítulo único, facilitando a compreensão do leitor.

Grande parte do conteúdo do livro já fazia-se presente na literatura Espirita e na espiritualista em geral, mas são aqui apresentados de uma forma concatenada, auxiliando o estudioso na interligação de informações, ulteriormente espalhadas.

Por outro lado, os autores expõem conceitos e visões inovadoras, baseadas no estudo e na experiência profissional como terapeutas e espíritas, dando espaço não só para a ampliação dos conhecimentos, mas também para questionamentos e críticas. Todo o trabalho procurou associar os conteúdos mais expressivos e modernos da ciência tradicional às informações reveladoras da realidade espiritual, fugindo de posturas místicas, as quais poderiam desvalorizar a proposta. (Vejam pequena biografia de cada um no final do livro).

Os autores são profissionais da área da saúde e espíritas, membros dos grupos de estudos da Associação Médico Espírita de Minas Gerais. Alguns já conhecidos no meio espírita, por seus trabalhos anteriores e outros que vêm no correr do tempo, destacando-se pelo esforço do estudo e da divulgação de suas pesquisas. O longo período de tarefas assistenciais e doutrinárias deixam transparecer a propriedade das informações que perpassam o livro.

Como, na literatura espírita, já existia outra obra com o titulo escolhido para o curso e devido a continuidade dos conceitos que já havíamos trazido em outro livro, optamos pelo "Porque Adoecemos - volume II - Princípios para a Medicina da Alma", que retrata de um lado a simplicidade do trabalho e de outro, o desafio da estruturação de bases sólidas para esse campo tão importante, que é o da Medicina vinculada ao Espírito.

Fica, portanto, a alegria de podermos reunir todo esse conteúdo, a certeza de mais uma meta cumprida e a espera de crítica e sugestões que possam aprimorar os argumentos aqui apresentados. Cabe, portanto, ao leitor a tarefa de ler e analisar, oferecendo-nos o auxílio necessário.

Resta-nos ainda o agradecimento a todos aqueles que cooperaram para que esse livro pudesse ser editado: aos autores, que gentilmente cederam os seus direitos autorais à AMEMG; à Editora, que mais uma vez aceita o convite da parceria na edição e divulgação; à Srta. Delma Vinhas Passos, pela revisão de grande parte do material escrito; aos Amigos Espirituais, pelo incentivo e o exemplo de dedicação e tolerância com as nossas imperfeições; a Jesus, nosso Terapeuta e Mestre
Maior; e a Deus pela oportunidade grata de aprendermos e reaprendermos de forma tão edificante, que é o da divulgação dos conhecimentos médicos à luz da Doutrina Espírita.

AMEMG

..ALMA, ESPÍRITO E PERISPÍRITO

..MENTE, INCONSCIENTE E ESPÍRITO
..A ESTRUTURA DO PERISPÍRITO E AS REPERCUSSÕES...
..FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA ORGÂNICA
..A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - CORRELAÇÕES
..AS PSICOTERAPIAS E A ABORDAGEM ESPÍRITA
..A TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA E O ESPIRITISMO
..CONCLUSÃO - BIBLIOGRAFIA