SAÚDE E ESPIRITISMO

1 - A Medicina sob o Ideal de Jesus

O movimento espírita vem crescendo, dia-a-dia em seu contingente de adeptos e simpatizantes, quanto no aprofundamento dos conhecimentos, que devem estar sempre embasados na Codificação kardequiana e na moral evangélica.

Dentre os campos de contribuição encontramos a área da saúde. Nesse aspecto, a Doutrina Espírita é rica em elementos que clareiam a etiologia das doenças, além de oferecer instrumental adequado para tratamento da criatura, numa abordagem integral do ser.

Buscando assenhorar-se desses recursos, objetivando um melhor atendimento de todos os necessitados, surgiram, paulatinamente, grupos de profissionais da área da saúde, que passaram a se reunir não só para o estudo metódico da Ciência Médica sob a luz do Espiritismo, mas também, para a prática dessa assistência e a divulgação desses conhecimentos.

Desse movimento, apareceram as primeiras associações médico-espíritas. Estas foram se irmanando, sob os auspícios da Associação Médico-Espírita de São Paulo (a pioneira entre todas), até que em junho de 1995, durante o Mednesp (Encontro Nacional de Médicos Espíritas), promovido pela co-irmã paulista, com presença de representantes de todas as associações já existentes e dos núcleos em formação, foi criada a Associação Médico-Espírita do Brasil, nossa querida AME-BRASIL.

Desde então, a AME-BRASIL, sob a presidência da dra. Marlene Rossi Severino Nobre, vem se expandindo, criando novos inicíos, sempre objetivando o estudo da Medicina conjugado aos conhecimentos espíritas, tendo a orientação espiritual do querido benfeitor de todos nós, dr. Adolfo Bezerra de Menezes e as bênçãos do terapeuta de nossas almas, Cristo Jesus.

Com essa junção de forças e movidos por esse ideal, realizou-se um novo Mednesp, em Maio de 1997, já sob a responsabilidade da AME-BRASIL, onde foram homenageados vários companheiros, que se destacaram na história desse movimento, além de homenagens especiais a Francisco Cândido Xavier, pelos 70 anos de atividades mediúnicas, e Divaldo Pereira Franco, pelos 50 anos de oratória em favor do Espiritismo.

Esse novo Encontro foi um palco de bênçãos, representadas pelos estudos ali apresentados, fruto de pesquisas e experiências de companheiros de todos os cantos do nosso Brasil, e pelo clima de alegria e fraternidade entre todos os presentes.

O livro Novas Visões, certamente, o primeiro de uma grande série e ao qual temos a grata satisfação de apresentar, é resultado de todo esse arsenal de benesses, dos quais fomos agraciados.
Nele, certamente, o leitor atento encontrará elementos para reflexão sobre a importância da associação dos conhecimentos médicos com o Espiritismo e da participação dos que militam na área de saúde nesse movimento, que ainda engatinha, mas que oferecerá frutos importantes para este novo paradigma.

Através dele, gostaríamos de convidar a todos para se associarem a nós na construção desse novo tempo da saúde, na entrada do Terceiro Milênio.

Ao leitor, o nosso sincero desejo de uma leitura proveitosa e de muita paz!

Roberto Lúcio Vieira de Souza Vice-presidente da AME-BRASIL

2 - Nossa Contribuição para o Debate

Os cientistas sempre se sentiram atraídos por enigmas fascinantes, como a origem do universo e da vida; a evolução das espécies; o funcionamento do corpo humano e sua preservação; a melhoria das condições existenciais terrestres, buscando alargar as fronteiras do conhecimento. Por treino e temperamento, sempre foram ciosos de suas prerrogativas, ciumentos de sua liberdade, não admitindo a aceitação tácita de qualquer afirmação, sem submetê-la ao ônus da dúvida.

Durante séculos, essa liberdade, da qual são tão ciosos, foi tolhida, mais que isso, cassada pelo preconceito religioso. Há cerca de 400 anos, porém, a Era Científica irrompeu pela força natural da madureza do tempos, vencendo, definitivamente, o cerco e cortando essas amarras constritoras; de início, de modo tímido, pagando um alto tributo aos tribunais da Inquisição, depois, a passos seguros, garantidos, sobretudo, pelo sopro renovador do Iluminismo, até a notável expansão da hora presente. Para muitos cientistas, porém, é impossível vencer o fosso entre Ciência e Religião, entre o "materialismo científico" e o "transcendentalismo religioso", porque consideram esses dois pontos de vista filosóficos incompatíveis e irreconciliáveis.

Preeman Dyson, professor de Física do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, em seu instigante livro, O Infinito em todas as Direções, afirma que não compartilha desse modo de pensar. "Ciência e Religião são duas janelas através das quais podemos olhar para o mundo que nos circunda", afirma . "Religião e Ciência podem viver ambas em harmonia na alma humana desde de que cada uma respeite a autonomia da outra, desde que nenhuma delas reivindique a infalibilidade. Os conditos ocorrem quando a Ciência ou a Religião organizadas pretendem ter o monopólio da verdade" ressalta ainda.

No século XIX, Allan Kardec enfatizou essa necessidade de respeito mútuo, de reconciliação, de humildade. Afirmou que a Religião deveria acatar as comprovações da Ciência e previu a aliança definitiva entre ambas. Com o Espiritismo, aprendemos que as duas janelas, a que se refere o professor Freeman Dyson, são, na verdade, uma única, uma enorme clareira, através da qual observamos a Obra do Criador. O que nos faz pensar em janelas diferentes é a nossa posição de observadores limitados, incapazes ainda de promover, de forma definitiva, a sincronicidade entre fé e razão. A fé procura ler "a mente de Deus tal como está expressa nas obras da Natureza", mas é o intelecto que encontra a explicação definitiva. Intuição e razão, sentimento e inteligência olham na mesma direção, complementam-se. Para descobrir isso, no entanto, são necessárias evolução espiritual, maturidade.

Temas como a origem do universo e da vida, a evolução das espécies, a saúde do corpo e da alma à luz das conquistas científicas do nosso tempo, não trazem nenhum embaraço ao espírita, porque as verdades reveladas pelos Espíritos estão em perfeita consonância com elas. Este livro é o resultado da reunião de vários trabalhos apresentados no Mednesp 97, o 1º Congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil, nos dias 29, 30 e 31 de maio, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, por pesquisadores e profissionais espíritas da área da saúde, que desejam contribuir para a união definitiva entre Ciência e Religião, em uma clara demonstração de que elas não são irreconciliáveis. Nestes trabalhos, nada há de incompatível entre Espírito e Matéria. Pelo contrário, a compreensão de que o Espírito é prioritário no comando do corpo, é a aceitação desse novo paradigma seguramente hão de marcar uma nova era para a Medicina terrestre. Esperamos, leitor amigo, que você encontre, nestas páginas, material substancioso para a construção desse novo paradigma, e, principalmente, inspiração para crer, cada dia mais, no Plano Superior que governa a Vida, porque somente assim entenderemos melhor o mundo que nos cerca e conseguiremos dar um mergulho mais profundo e proveitoso dentro de nós mesmos.

..1 - PSICOBIOFÍSICA: NOVO PARADIGMA PARA A CIÊNCIA

..2 - PESQUISA LABORATORIAL DO HIPOTÉTICO CAMPO MORFOLÓGICO
..3 - OPERAÇÕES MENTAIS E COMO O CÉREBRO APRENDE ..
..4 - PERISPÍRITO E CHACRAS
..5 - DESDOBRAMENTO PERISPIRÍTICO: CERTEZA DA IMORTALIDADE
..6 - CRISTAIS DA GLÂNDULA PINEAL: SEMICONDUTORES CEREBRAIS? ..
..7 - TRANSPLANTE: MORTE ENCEFÁLICA E REPERC. PERISPIRITUAIS
..8 - FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS: SUA ESTRT.BIOPSICOLÓGICA
..9 - MEDIUNIDADE NA PRÁTICA MÉDICA I
..10- MEDIUNIDADE NA PRÁTICA MÉDICA II
..11- CAUSAS E MECANISMOS DO PROCESSO OBSESSIVO
..12- EPILEPSIA E OBSESSÃO
..13- OBSESSÕES E PSICOPATOLOGIAS
..14- OBSESSÃO, KIRLIANGRAFIA E FLUIDOTERAPIA
..15 - DESOBSESSÃO, TERAPIA DE AMOR
..16- DESOBSESSÃO E TERAPÊUTICA DE AMOR
..17- PSICOSE E REENCARNAÇÃO
..18- REGRESSÃO DE MEMÓRIA E TRAUMAS DA VIDA-UTERINA
..19- CONCEPÇÃO HOLÍSTICA DA SEXUALIDADE NA PERSP.ESPÍRITA
..20- ORGASMO E FATORES PSICOFISIOLÓGICOS QUE O INFLUENCIAM ..
..21- ESTUDO DA SEXUALIDADE: EQUILÍBRIO E DESVIOS
..22- HOMOSSEXUALIDADE: DESAFIOS EM PSICOTERAPIA
..23- A MEDICINA NO ALVORECER DA NOVA ERA: VISÃO ESPÍRITA ..
..24- HOMEOPATIA E ESPIRITISMO
..25- REPRODUÇÃO ASSISTIDA: ASPECTOS ÉTICOS
..26- REPRODUÇÃO ASSISTIDA: ASPECTOS ESPIRITUAIS
..27- REPRODUÇÃO ASSISTIDA: CLONAGEM
..28- EUTANÁSIA: ASPECTOS ÉTICOS E ESPIRITUAIS
..29- SÍNDROME DO PÂNICO NA VISÃO ESPÍRITA ..
..30- PROGRAMAÇÃO REENCARNATÓRIA: PACIENTE DIABÉTICO TIPO I
..31- O ADOLESCENTE E SUAS RELAÇÕES FAMILIARES
..32- O UNIVERSO AFETIVO DA ADOLESCÊNCIA