SUICÍDIO: FALSA SOLUÇÃO !

APRESENTAÇÃO

O suicídio é uma das grandes chagas da Humanidade, que tem se avolumado de uma forma muito intensa nos últimos anos, dada a imensa superficialidade no que tange às questões essenciais da Vida que graça em nossa sociedade, devido ao materialismo, tornando-a profundamente doente existencialmente.

Dessa forma temos muitos doentes existenciais vivendo em nosso mundo nestes dias de transição planetária.

Muitas dessas pessoas, não encontrando um sentido para a vida ou uma "luz no fim do túnel" para os seus sofrimentos, matam-se acreditando que o suicídio é a solução para o vazio existencial ou para os males que as afligem.

Contudo, o suicídio nunca será a solução para mal algum, muito menos para fugir do vazio existencial, simplesmente porque a morte não existe.

Pode-se matar o corpo a qualquer momento, basta utilizar o livre-arbítrio para isso, mas jamais a pessoa conseguirá aniquilar a própria vida, pois esta não se reside no corpo, mas sim no Espírito que é imortal.

Neste livro veremos a falácia que representa o suicídio, a partir de um estudo das memórias de um suicida ilustre, o escritor português Camilo Cândido Botelho, pseudônimo de Camilo Castelo Branco, que em seu livro Memórias de um Suicida, psicografado por Yvone A. Pereira, publicado pela Federação Espírita Brasileira, traz uma série de orientações referentes ao seu próprio suicídio e ao suicídio de outros companheiros.

Fizemos um estudo dessa monumental obra que recomendamos a todos que estudem em sua totalidade no original, pois estaremos apenas abordando alguns trechos dela, em que o autor narra a sua experiência pessoal.

Esta obra é riquíssima em elucidações doutrinárias que explicitam as Obras Básicas Kardequianas, e deve ser estudada por todos os que desejam se aprofundar nos conhecimentos espíritas.

Além da referida obra desenvolvemos elucidações doutrinárias a respeito do suicídio, utilizando as obras básicas de Allan Kardec, bem como o Evangelho de Jesus, no sentido de demonstrar a tese de que a morte não existe e que o suicídio é uma falsa solução.

Veremos na referente obra o quanto é importante a valorização da vida e a utilização de todos os recursos para praticar o amor, única forma de encontrar o sentido existencial, e superar todo e qualquer sofrimento presente em nossa vida.

Este livro é resultado de um seminário realizado pelo Projeto Espiritizar, da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, cujo objetivo é desenvolver a tríade recomendada por Joanna de Angelis ao movimento espírita, qualificar, humanizar e espiritizar.

Desejamos a todos uma excelente leitura.

O autor. (Alírio de C. Filho)

Cuiabá, janeiro de 2011.

..1 - A MORTE NÃO EXISTE !
..2 - VIDA: CONVITE AO APRENDIZADO
..3 - CONSEQUÊNCIAS DO SUICÍDIO
..4 - O SOFRIMENTO DO SUICIDA
..5 - ELUCIDAÇÕES DOUTRINÁRIAS...
..6 - A AÇÃO DA MISERICÓRDIA DIVINA..
..7 - O SOCORRO PELA MISERICÓRDIA DIVINA..
..8 - O TRATAMENTO DOS ESPÍRITOS SUICIDAS
..9 - A PRECE PELOS ESPÍRITOS SUICIDAS
..10 - O SUICÍDIO CAUSADO PELOS VÍCIOS
..11 - O SUICÍDIO CAUSADO PELA PRÁTICA DO ABORTO ..
..12 - A BÊNÇÃO DA REENCARNAÇÃO...
..13 - O VALOR DO CONHECIMENTO DE SI MESMO..
..14 - O QUE REPRESENTA O SUICÍDIO NA VIDA..