OBSESSÃO E DESOBSESSÃO -
PROFILAXIA E TERAPÊUTICA ESPÍRITAS

PROBLEMA DE EMERGÊNCIA

O problema da obsessão é, cada vez, mais grave, generalizando-se numa verdadeira epidemia, que assola as multidões engalfinhadas em lutas tiranizantes.

Não havendo morte, no sentido de destruição da vida, o Espírito se despe como se reveste da matéria com os valores que lhe são peculiares, resultado das próprias experiências.

Amores e ódios, afinidades e antipatias não se desfazem sob o passe de mágica da desencarnação.

Cada indivíduo prossegue fora do corpo, consoante viveu, enquanto domiciliado na matéria.

Em razão disso, as atrações espirituais, por simpatia quanto por animosidade, vinculam os afetos como unem os adversários no processo do continuum da vida.

Os amores se sublimam no ministério do auxílio recíproco, enquanto os ódios fazem que as criaturas se comburam nos incêndios vorazes, que são sustentados pelo combustível das paixões inferiores.

Não somente o ódio, porém, responde pela alienação por obsessão.

Fatores outros, do passado e do presente espiritual de cada um, tornam-se a gênese vigorosa desse rude e necessário mecanismo de depuração dos que delinquem ...

Amores selvagens, nos quais prevalecem os instintos primitivos; interesses subalternos, que se atribuem direitos de dominação e posse; inveja perniciosa, acionando os mecanismos da destruição; mórbidos ciúmes que rastreiam aqueles que lhes padecem nas injunções, insaciáveis; calúnias e traições, que dormiam, ignoradas, e a desencarnação despertou; avarezas da sordidez, que lhes permitem a insânia de prosseguir arremetendo contra quem lhes ameace a mesquinhez; orgulhos desvairados e suspeitas felinas, em conciliábulo de loucura; toda uma vasta gama de motivos, injustificáveis, certamente, fazem-se responsáveis pelas ultrizes perturbações que atormentam, desagregam, anulam ou levam ao suicídio muito maior número de incautos, do que se pode supor.

Mecanismos obsessivos há, que se transferem de uma para outra existência - prosseguindo, no interregno da desencarnação - reencarnação - em que os litigantes mudam somente de posição - vítima-algoz, atormentado-atormentador -, sem que se desvinculem da urdidura do mal em que se enredam até que as soberanas Leis interfiram através da compulsória da expiação liberadora para ambos.

Pululam, por isso mesmo, em gigantesco e multiforme quadro, os desvarios por obsessão.

Empenhar-se para minimizar-lhe os efeitos danosos na comunidade, socorrendo as criaturas, na penosa injunção, é tarefa de todos nós, desencarnados e encarnados.

Iluminar consciências com as diretrizes superiores da Doutrina Epírita; como terapia preventiva, e, ao mesmo tempo, curadora junto aos que sofrem as difíceis conjunturas; aplicar-se a psicoterapêutica do passe, da água magnetizada, do esclarecimento evangélico; socorrer-se à desobsessão direta; em alguns casos recomenda-se a assistência especializada da Medicina, são medidas que não devem, nem podem ser descuradas.

O ministério é emergente, por ser um problema de urgência, para o qual estão convidados todos, especialmente os que se filiam às hostes do Espiritismo com Jesus e tomaram conhecimento com as técnicas, as lições doutrinárias a respeito de tão grave enfermidade da alma.

Assim considerando, saudamos, neste trabalho mais um apelo veemente e oportuno para o estudo, entendimento e tomada de posição ante o problema, rogando a Jesus que abençoe a sua autora e todos aqueles lidadores encarnados e desencarnados que a auxiliaram na elaboração do oportuno contributo de que ora nos enriquecemos, para o serviço do bem.

MANOEL P. DE MIRANDA (página psicografada por Divaldo Franco)

..Introdução ..As influênciações espirituais
..Companhias espirituais ..O que é a obsessão?
..Gradação das obsessões ..As várias expressões de um mesmo problema
..O que predispõe à obsessão? ..Invigilância: a porta para a obsessão
..A escravização do pensamento ..O processo obsessivo
..As consequências da obsessão ..O obsidiado
..A criança obsidiada ..Quem é o obsessor?
..Modo de ação do obsessor ..Parasitose espiritual
..Os ovóides ..Tratamento das obsessões
..O processo de autodesobsessão ..O valor da prece
..A necessidade de reforma interior ..A ação do pensamento
..O poder da vontade ..A terapia da caridade
..Os recursos espíritas ..Esclarecimento ao obsidiado
..A importância da fluidoterapia ..Orientações a família do obsidiado
..Culto do Evangelho no Lar ..A desobsessão
..A importância da reunião... ..Oração e jejum
..O dirigente ..O doutrinador
..A ação dos médiuns ..O médium obsidiado
..Ação do mundo espiritual ..O sono durante as reuniões
..O transcurso das reuniões... ..Tipos de Espíritos comunicantes
..Ação dos obsessores contra os G.E. ..Profilaxia das obsessões
..O antídoto ..A desobsessão natural