16 - TÓXICOS: PREVENÇÃO E CURA

1. QUAL A MELHOR PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS?

A melhor maneira de prevenir é não começar. E para não começar com o vício é importante, senão indispensável, que haja outros atrativos. Considerando que a criatura humana quase sempre banaliza os bens materiais que já possui, desejando os que não tem, podemos pensar que só os bens morais devem ser fonte permanente de busca, porque inatingíveis na sua totalidade. A conquista de bens morais, desde os primeiros passos, proporciona bem-estar e sólida defesa contra os vícios.

2. COMO CURAR TOXICÔMANOS?

Pesquisas com ex-viciados demonstram que a cura é muito mais facilmente obtida quando alguém surge na vida deles, confiando e formando uma relação fraterna. Os familiares do toxicômano, quando nessa postura, constituem-se em inigualável fator para a cura. Obviamente, tratamento médico especializado não deve ser dispensado. Quando não haja possibilidades financeiras para tal, ao menos buscar orientação médica para a desintoxicação, a qual exige controle técnico.

3. COMO A EDUCAÇÃO PODE PREVENIR O VÍCIO?

Transformando a prevenção ao vício em matéria curricular, para todos os níveis. Eis algumas formas:
• Os estabelecimentos escolares devem projetar filmes esclarecedores sobre a ilusão das drogas, enfatizando:
• origem / instalação/expansão /consequências
• Reuniões periódicas com técnicos em toxicologia devem ser realizadas em todos os níveis educacionais de forma a alertar as crianças e os jovens sobre o inferno dos tóxicos;
• Em razão dos tóxicos serem hoje um problema mundial, não seria exagero a criação de um Conselho Internacional de Ajuda Mútua, para a prevenção, cura e combate às drogas, cabendo às nações ricas sustentar materialmente tais programas.

4. HÁ NO BRASIL COMBATE PREVENTIVO AO CONSUMO DE DROGAS PELA EDUCAÇÃO?

O Jornal "A CIDADE", de Ribeirão Preto/SP, de 23 de Outubro de 1990 publicou:
"BRASÍLIA (AJB) - Os Ministros da Educação e da Justiça acertaram em Outubro/1990 uma ação conjunta de seus Ministérios junto às escolas para o combate preventivo ao consumo de drogas, sejam elas lícitas - como o cigarro ou as bebidas alcoólicas -, ou ilícitas - como a maconha, cocaína, a cola ou medicamentos.

O Ministério da Educação, reformulará os currículo para permitir que já a partir de 1991, as crianças desde primeiro grau, recebam informações dos seus próprios professores sobre temas como as drogas. Para tanto, em Janeiro/1991 serão treinados monitores e multiplicadores para atuarem nessa área, pai o que já estão alocados recursos de Cr$100 milhões.

O Ministro da Justiça avaliará qual a melhor estratégia a ser adotada a partir da porta das escolas". Como se vê, da intenção há um longo tempo, pois somente em 1997 tais providências começaram a prosperar.

5 - HÁ NO MUNDO EXEMPLOS DE PREVENÇÃO AOS TÓXICOS PELA EDUCAÇÃO?

Felizmente, sim. Médicos, sociólogos e psicólogos de a muito afirmam que a expansão das drogas só será interrompida mesmo o consumo será reduzido, através da EDUCAÇÃO. Tais técnicos (religiosos incluídos) são unânimes em afirmar que o combate aos tóxicos deve começar pela PREVENÇÃO e a CURA tem que ser de indivíduo a indivíduo, num processo de compreensão, tolerância e apoio.

A "Folha de São Paulo", de 04.Março. 1990, publicou: "ESCOLA PREPARA GUERRA DISCRETA CONTRA DROGAS". Um dos maiores redutos do ensino tradicional de São Paulo, o Colégio Rio Branco, será palco de experiência inédita no Brasil, na prevenção do uso de drogas. Um grupo de estudantes líderes dentro do Colégio começa a ser treinado para convencer seus colegas a evitarem a droga.

O trabalho será informal e feito de forma subliminar" A "Folha de São Paulo", de 22.Abril.1990, publicou; "REDES AMERICANAS REÚNEM HERÓIS DE DESENHOS ANIMADOS NA LUTA CONTRA AS DROGAS: Pernalonga, os Smurfs, o Garfield e o ET, o ALF se juntaram para alertar os seus pequenos fãs contra o perigo das drogas. A mensagem principal é: NÃO COMECE!
O projeto foi idealizado pela NBC e contou com o apoio da academia de Artes e Ciências Televisivas.

O desenho animado dura meia hora. Foi exibido na manhã de 20 de abril de 1990, tendo uma audiência estimada entre 20 milhões e 25 milhões de crianças entre 5 a 11 anos. A "McDonalds" deu U$ 2 milhões para que 350 mil cópias desses desenhos, em vídeo, sejam gratuitamente distribuidas para escolas e bibliotecas em todo o país e de uso gratuito nas vídeo-locadoras.

6. COMO A IMPRENSA PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO AOS TÓXICOS?

Elucidando a população quanto aos desvarios provenientes do alcoolismo, tabagismo e drogas. De forma elaborada, exibindo programas que coloquem a descoberto as danosas consequências do consumo de tóxicos, legais e ilegais, constituindo-se num poderoso alerta. Quando noticiar os tristes eventos ligados ao tóxico, não perder a oportunidade de um aprofundamento técnico e moral, apontando as causas e sugerindo soluções, calcadas na EDUCAÇÃO.

7. QUAL DEVE SER A AÇÃO DO GOVERNO NA PREVENÇÃO DOS TÓXICOS E NA CURA?

• Utilizando as taxas e impostos arrecadados sobre bebidas e cigarros, na prevenção e cura dos viciados. Assim agindo daria cabal demonstração de não ser conivente, nem interessado em maior consumo;
• Assumindo a responsabilidade por campanhas permanentes de esclarecimento à população, nas quais seja enfatizado o prejuízo social irreparável do alcoolismo e tabagismo e principalmente das drogas ilegais;
* Mantendo clínicas especializadas ofíciais, para internamento e tratamento de alcoólatras e toxicômanos, considerando que as vítimas provêm de todas as camadas sociais e que só os ricos (minoria dos doentes) podem arcar com os custos.

8 - COMO A RELIGIÃO DEVE AGIR NO PROBLEMA DOS TÓXICOS?

Todos os cristãos - sem exceção - têm o dever de orar a Deus, o Criador, e a Jesus, o Mestre, em prol do despertar das consciências para o Evangelho. Jamais condenar o viciado; ele é um doente! Jesus já dizia que "os sãos não precisam de médico..." (Lucas, 5-31)
Onde houver viciados, nos lares ou em tratamento, visitá-los, levando-lhes o poderoso bálsamo da solidariedade humana e o incomparável remédio da fé, plantando, assim, sementes da reforma social. Evangelizar a criança, recordando SALOMÃO (provérbios, 22.6):

"Instruí a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele", e também Pitágoras: "Educai a criança para que não seja necessário punir os homens".

9 - QUAL O PROCEDIMENTO DA FAMÍLIA COM RELAÇÃO AOS TÓXICOS?

A transparência: instrução e exemplos. Os pais devem dialogar com seus filhos, quanto mais cedo melhor, incutindo-lhes noções da inigualável moral cristã. Todas as coisas devem ser francamente expostas no lar, inclusive os fatos ligados ao sexo e os problemas ligados às drogas. O que for ocultado à criança em casa, ela aprenderá, de forma deturpada, nas ruas.

Considerar a CURIOSIDADE infantil como a mola propulsora do aprendizado da criança e a CURIOSIDADE juvenil como sendo a porta que se abre para as coisas do mundo. Se o tóxico for descoberto no lar, reagir com compreensão, jamais com punição.
OBS: Há um dramático alerta aos pais lançado pelo Departamento de Polícia de Houston, Texas - EUA, em forma de lista:
"COMO CRIAR UM DELINQUENTE -DEZ REGRAS FÁCEIS!

(a) Comece na infância a dar ao seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja.
(b) Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.
(c) Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até que ele chegue aos 21 anos e "decida por si mesmo".
(d) Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros a responsabilidade.
(e) Discuta com frequência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.
(f) Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser.
(g) Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebidas e conforto. Negar pode acarretar frustrações prejudiciais.
(h) Tome o partido dele contra vizinhos, professores, policiais (todos têm má vontade para com seu filho).
(i) Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: "Nunca consegui dominá-lo".
(j) Prepare-se para uma vida de desgosto. É o seu merecido destino. Ele foi criado livre e de maus costumes!

10. INSTALADA A DEPENDÊNCIA NO ALCOOLISMO, NO TABAGISMO, OU NAS DROGAS, QUEM PODE AJUDAR NA LIBERTAÇÃO?

(a) O Próprio Viciado
Todos os estudos feitos e toda a experiência humana acumulada indicam que o viciado só se cura se ele quiser.
Assim, é preciso que no seu íntimo desperte a FORÇA DE VONTADE, sem a qual dificilmente o vício será expulso definitivamente. Esse despertamento pode ocorrer em três circunstâncias:
1ª - INVOLUNTARIAMENTE: o viciado, se dispõe ; espontaneamente a deixar o vício;
2ª - COMPULSORIAMENTE: o viciado, por causa dos danos físicos causados pelas drogas, terá que deixá-las, caso contrário morrerá;
3ª - FRATERNALMENTE: o viciado, por influências externas, de parentes e amigos (encarnados ou desencarnados), reconhecerá seu descaminho.

(b) A Medicina
É indispensável tratamento médico especializado, pois a supressão abrupta das drogas poderá causar problema: a chamada "síndrome da abstinência".

(c) A Religião
O espírito humano é uma criação divina e não foi criado para o mal, senão sim, para evoluir sempre. O corpo é um sublime empréstimo e se constitui num incomparável instrumento do espírito, quando na sua jornada terrestre. Se o viciado entender e aceitar essa verdade, desenvolverá o respeito à VIDA, o respeito a si mesmo e o respeito a DEUS; não permitirá, jamais, que as drogas ou outros agentes destruidores retardem a sua evolução espiritual ou roubem a sua PAZ!

11 - TODAS AS PESSOAS COM DEFORMAÇÕES CONGÊNITAS SÃO REENCARNAÇÃO DE TOXICÔMANOS?

Nem sempre. Todas, porém, refletem no corpo doente, o panorama interior do espírito enfermo. Diz-nos o Espírito Emmanuel, em "O Consolador", Ed. FEB, às questões96 e 97. "A patogenia é um conjunto de inferíoridades do aparelho psíquico. Quanto às moléstias incuráveis pela ciência da Terra, a reencarnação, em si mesma, representa uma das estações de tratamento e de cura. Com a evolução o homem aprende a tratar da saúde do seu corpo, preservando-o defendendo-o de toda agressão física e moral, conservam assim a preciosa saúde de sua alma".

Aí, não haverá mais doenças, nem físicas, nem espirituais! Como assevera Emmanuel: " Não existem doenças, mas doentes" .

12. NO PANORAMA MUNDIAL ATUAL EXISTE PERSPECTIVAS DISSO?

Sim.
• Conquanto o homem moderno tenha se afastado da Natureza, agindo de forma predatória às dádivas que ela concede, há um movimento geral em favor da ecologia;
• Embora a juventude intua uma fraude cultural informativa em determinados pontos da Educação, muitos muitos jovens não se deixam seduzir por quimeras, por soluções frágeis, nem se empenham em contestações sociais; apressadas;
• As famílias devotas ao Cristianismo criam os filhos conscientes, informados, vigilantes, ofertando-lhes uma vida de descobertas e ofertando à sociedade exemplo digno de defesa moral;
• As drogas, um apocalíptico flagelo mundial, hoje são objeto de combate em todas as sociedades planetárias, conquanto os meios sejam equivocados (pelas armas) e os programas sejam tímidos (subordinação aos interesses econômicos);

• As formidáveis mudanças políticas ocorridas ha poucos anos no Leste da Europa, pelas quais países comunistas ingressaram no capitalismo (leia-se democracia...), são um evidente sintoma, ali, de mudanças importantes do pensamento humano; a par disso, diluiu-se o terrivelmente ameaçador fantasma da destruição do mundo — eliminação de todos os seres vivos —, por hecatombe bélica nuclear, fruto da chamada "guerra fria", entre o ocidente e o oriente, isto é, capitalismo x comunisco; tanto assim que, a globalização mundial, transitando hoje pelo capitalismo, embora selvagem, não deixa de ser um prenúncio de uma época em que o planeta estará unido pela fraternidade; sim: unidos por um ideal comum, qual seja o da convivência pacífica, induzindo a criatura humana a ser fraternal para com o próximo, auxiliando-se reciprocamente porque, do que adiantará ao homem ter montanhas de dinheiro se não tiver alimentos para comprar, já que talvez ninguém os tenha plantado?...

• As chamadas "religiões eletrônicas" (difundidas pelas TV), e com ramificações em diversos países, não raro associam o Evangelho à captação de dinheiro, o que obrigam ingênuos e geralmente pobres adeptos. Não deixam de se constituir, também, num sinal de que, embora de forma tortuosa, a Humanidade está a um passo da ERA DO ESPIRITO.
• JESUS disse: "Haverá um só rebanho para um só pastor" (João, 10-16). Hoje, o futuro prometido pelo Mestre já foi encurtado em dois mil anos...
* Kardec, em "A Gênese", cap. XVIII - "São chegados os tempos", n° 25, preconiza: "Pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas vistas, pela generalidade das questões que abrange, o Espiritismo é o mais apto, do que qualquer outra doutrina, a secundar o movimento de regeneração".

Grupo Acostumei