TÓXICOS POR EURÍPEDES KUHL

1 - O FLAGELO DO VÍCIO

O maior e o pior de todos os flagelos de que a humanidade tem notícia. Afeta o homem já na vida intra-uterina, gerando deformações pelas vias da hereditariedade, quando os pais já são viciados. Já na vida física, tem atacado o homem em tenra idade, sob os mais diversos aspectos. Penetra todos os segmentos da sociedade, em todos os paises do mundo, minando-a a ponto de dominar governantes, lideres religiosos, educadores...

Os vícios estão alterando o curso da história da criatura humana, e a violência tem sido o móvel maior, que vem impondo ao homem lamentável atraso no seu progresso moral. Parte da humanidade tem descambado para as conquistas fáceis e a mola disso é a prática dos vícios.

Além dos vitimados pela superdosagem, anualmente milhares desencarnam em acidentes de trânsito, provocados pelo consumo de drogas ou de álcool...Muitos são os que contraem doenças de alto risco, pela prática invigilante do sexo desequilibrado, aprisionados pelos efeitos infelizes do a cool e das drogas. Por faltas ao trabalho, queda de produção e de validade, estimam os estudiosos que se perdem anualmente 25 bilhões de dólares em produtividade...

E nós, espíritas, como ficamos diante de tão dolorosa perspectiva para a humanidade? Deus pode cuidar de tudo. Reservou-nos, porém, em nosso próprio benefício, a função de instrumentos para que a misericórdia divina se evidencie. Não nos iludamos, minimizando as proporções do problema não cometamos o grave equívoco de achá-lo insolúvel, como se estivéssemos tentando fazer um buraco no oceano com as mãos... Apoiemo-nos nos amigos espirituais e busquemos agir com muito amor, em favor dos Espíritos equivocados que enveredaram pelo processo do vício...

Posicionados quanto à gravidade da situação conscientizados em relação à necessidade de somar esforcos no combate sistemático dos vícios através da divulgação esclarecedora, recebemos, graciosamente, da ACOSTUME Ribeirão Preto, São Paulo, o material que ora colocamos em suas mãos, fruto de séria pesquisa, como singela contribuição ao esforço da sociedade de esclarecimento e educação dos homens.

De responsabilidade do nosso confrade Eurípedes Kühl, este trabalho é fruto de muita pesquisa e estudo, o que nos motivou a abraçar a idéia de divulgá-lo. Esperamos que nosso esforço não seja em vão que você, amigo internauta, possa ser mais um divulgador da idéia de esclarecimento e combate cristão aos vícios, às drogas.

Editora Espírita Cristã Fonte Viva

2 - PREFÁCIO

Dezenas e dezenas de pais aflitos e absolutamente desorientados, pela inesperada e avassaladora descoberta de que o tóxico já vitimou seus filhos, procuram nossa instituição, em busca de ajuda espiritual. Assim a Diretoria e o Grupo de Estudos doutrinários da Associação de Costura Meimei- ACOSTUMEI, intuíram que alguma providência cristã, de sua parte, pequena emobra, deveria ser feita para minimizar tal flagelo, máxime, prevenindo-o.

O objetivo deste trabalho, pois, é alertar as famílias para o terrível perigo que representa as drogas em geral, perigo esse que permanentemente ronda criaturas incautas ou curiosas — geralmente jovens — para escravizá-las. Nosso público alvo é a juventude. E a juventude convence-se por argumentos lógicos e sinceros, jamais por emocionalismos ou por atitudes antididáticas. Por esse motivo, no trabalho não estão incluídos nem apelos, nem ameaças: acenas a demonstração do que está acontecendo.

Sendo uma Entidade Espírita, permitimo-nos capear a exposição com os aspectos espirituais do problema, os quais, longe de ser imaginação ou devaneio sentimental religioso, são um mosaíco extraído de obras consagradas do Espiritismo. Conquanto o arrimode bibliografia específica, a narração não inclui e nem se constitui em método de cura para o alcoolismo, tabagismo e toxicomania.

A cura dos males orgânicos, causados pelos vícios é atribuição legal da Medicina, nas suas várias especialidades. Para os males do espírito, causados pelo tóxico, sugerimos sim, o Evangelho, como a melhor de todas as terapias e apresentamos um método infalível: A REFORMA ÍNTIMA!

Por isso é que o presente trabalho não se destina apenas àqueles que já crêem na Doutrina Espírita...

Diretoria da "Acostumei"

..1 - TÓXICOS ..2 - LEGISLAÇÃO
..3 - INTRODUÇÃO ..4 - A MARAVILHA DO CORPO HUMANO
..5 - HISTÓRICO MUNDIAL DAS DROGAS ..6 - EXPANSÃO MUNDIAL DAS DROGAS
..7 - O ÁLCOOL ..8 - O FUMO
..9 - DROGAS ILEGAIS: OS TÓXICOS ..10 - COMÉRCIO LEGAL DE TÓXICOS
..11 - COMÉRCIO ILEGAL DE TÓXICOS ..12 - TÓXICOS: MAIORES EXPORTADORES
..13 - TÓXICOS: CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS ..14 - SINTOMAS NOS TOXICÔMANOS
..15 - AIDS - JORNADA TRÁGICA ..16 - TÓXICOS: PREVENÇÃO E CURA
..17 - O ESPIRITISMO E OS TÓXICOS  

NOTA: TAL EXPOSIÇÃO IRÁ DEMONSTRAR AOS PAIS, QUE EMBORA NÃO PERCEBAM, NÃO ACREDITEM QUE ISTO PODE ACONTECER COM OS SEUS FILHOS, (QUANDO ABRIR OS OLHOS JÁ PODERÁ SER TARDE DEMAIS; CONFIE, DESCONFIANDO; ADOTE PROCEDIMENTOS PARA SE RESGUARDAR SEM CHAMAR ATENÇÃO, SEM DEIXÁ-LOS À VISTA; ANALISE A ÍNDOLE DO SEU FILHO; PROCURE NÃO DAR MOTIVO PARA QUE ISSO POSSA ACONTECER) QUE O PERIGO RONDA O SEU LAR, NECESSITANDO APENAS DE UMA PEQUENA BRECHA PARA QUE ACONTEÇAM (É ASSIM QUE CONSEQUENTEMENTE ACONTECE EM RELAÇÃO AS OBSESSÕES). ADOTE PROCEDIMENTOS DE EDUCAÇÃO DE ACORDO COM DOUTRINA ESPÍRITA, EVITANDO ASSIM CONSTRANGIMENTOS POSTERIORES. EDIVALDO