34 - TRABALHO

A Terra é uma vasta oficina onde cada um de nós executa um determinado trabalho.

Duas são as finalidades do trabalho: prover nossas necessidaades materiais e aperfeiçoar nosso espírito.

Provendo nossas necessidades materiais, o trabalho nos livra da miséria, dá-nos o conforto do lar, a roupa e o pão.

O trabalho nos eleva moralmente porque a pessoa trabalhadora toma parte ativa no progresso do mundo e concorre para o bem-estar de todos.

Aperfeiçoando nosso espírito, o trabalho nos ensina a disciplina, a paciência e a obediência.

O trabalho desenvolve o nosso sentido de observação e a nossa inteligência e nos mostra o grande valor da cooperação, isto é, que precisamos ajudar-nos uns aos outros.

Do pequenino trabalho de cada um de nós é que surgem as grandes empresas e as grandes nações. Tudo no universo trabalha e da união de todos os esforços os espíritos progridem e o mundo melhora.

Cada um de nós é chamado a desempenhar uma determinada tarefa de acordo com o seu grau de adiantamento e de acordo com as provas pelas quais terá de passar; daí nasce a grande divisão do trabalho que beneficia a todos: o que um não faz outro faz e assim não há falta de nada.

Por mais humilde que um trabalho seja nunca o devemos desprezar. Se todos nós quiséssemos ser escriturários o que produziriam as fábricas e o que nasceria nos campos? As fábricas nada produziriam e nos campos só cresceria o mato.

Todo o trabalho honesto é abençoado por Deus.

Jesus, nosso luminoso Mestre, quando se encarnou entre nós trabalhou de carpinteiro; provou assim que todo o trabalho é santo e que muito vale o trabalho de nossas mãos.

O maior trabalhador do universo é Deus.

Jesus disse: - Nosso Pai trabalha incessantemente: por isso nós também devemos trabalhar.

Eliseu Rigonatti

A GLÓRIA DO TRABALHO
A necessidade do trabalho
COM ALEGRIA
DINAMISMO
O MAL E O REMÉDIO
TENTAÇÃO DO REPOUSO
TRABALHO SEMPRE
TRABALHO, SOBRIEDADE, CONTINÊNCIA